sábado, março 08, 2014

Casa ou não casa? - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 08/03

Ajustes regionais freiam o anúncio da chapa de Eduardo Campos e Marina Silva, previsto para este mês. A ideia de aproveitar encontro dos dois no Rio, dia 15, esbarra na indefinição sobre se o PSB vai apoiar Miro Teixeira (Pros) ou lançar Alfredo Sirkis. Em São Paulo, outro possível palco, Márcio França enfrenta resistência da Rede. Diante dos percalços, cresce o desânimo interno com a estagnação de Campos nas pesquisas e a demora na migração de votos de Marina para ele.

Osmose Inicialmente resistente à chapa formada por Campos para a eleição em Pernambuco, o PPS estadual deve aprovar amanhã uma manifestação de apoio à candidatura de Paulo Câmara.

Bote Interlocutores de Campos acham que o governador deveria aproveitar a crise com o PT para se aproximar do PMDB. Com isso, dizem, ele coletaria, no mínimo, apoios de prefeitos e vereadores descontentes com o PT, que poderiam ajudar a dar corpo à campanha.

Antibiótico Com a crise no Congresso, o Planalto reforçou a articulação para liberar cerca de R$ 400 milhões referentes a emendas de deputados e senadores que não
saíram do papel em 2013.

A conferir Depois da decisão de tentar desarticular o "blocão" insurgente na Câmara atuando junto a cada um dos partidos, o Planalto recebeu dos líderes uma contabilidade que indica que haveria votos suficientes para aprovar o texto de Alessandro Molon (PT-RJ) no projeto do Marco Civil da Internet.

Sem partido A conclusão de pesquisas qualitativas feitas por João Santana e mostradas ao QG dilmista, segundo a qual a presidente ganha pontos junto ao eleitorado quando resiste às reivindicações consideradas fisiológicas dos políticos, já apareceu em levantamentos similares encomendados pelos demais presidenciáveis.

Nem mordomia Nessas pesquisas, comportamentos que rendiam votos, como aparecer em estádios de futebol e em eventos como Carnaval, passaram a ser malvistos pelos eleitores. Eduardo Campos se baseou nesses dados para tomar decisões como a de que não haverá Fan Fest no Recife na Copa.

Estrela Os spots de TV que o PRB de São Paulo leva ao ar a partir de hoje darão destaque ao ex-deputado Celso Russomanno. Escalado como puxador de votos do partido na eleição para a Câmara, ele ocupará 80% do tempo da propaganda.

Prorrogação 1 Auxiliares de Geraldo Alckmin (PSDB) dizem que, como não houve definição das trocas em seu secretariado até o Carnaval, já não há mais motivos para que o governador antecipe a saída dos auxiliares que serão candidatos.

Prorrogação 2 O anúncio das trocas, dizem, deve ficar para perto da data limite prevista pela legislação eleitoral, no início de abril. Sete auxiliares do primeiro escalão disputarão a eleição.

Linha... Com a disputa em dois turnos dada como certa em São Paulo, aliados de Alckmin dizem ver com bons olhos a possível candidatura do vereador Gilberto Natalini (PV) ao governo.

... auxiliar? Os tucanos esperam que ele faça mais críticas a Alexandre Padilha que ao governador. Mas o PV paulista é ligado a Gilberto Kassab (PSD), aliado do PT e desafeto de Alckmin.

Mais essa Além da possibilidade de racionamento de água na Grande São Paulo por conta do baixo nível do sistema Cantareira, a Sabesp tem mais um motivo para se preocupar: servidores do Vale do Ribeira prometem iniciar greve na segunda-feira.

Jogo Luiz Fernando Pezão (PMDB) passará as próximas semanas "estudando" a fundo as ações do governo do Rio, que passará a comandar quando Sérgio Cabral renunciar. "Ser coordenador de infraestrutura é uma coisa. Ser governador é diferente."


tiroteio
"Entre PT e PMDB, é impossível saber qual faz jogadas mais espúrias. Nessa briga, pode dar um pelo outro e certamente não voltará troco."
DO DEPUTADO ROBERTO FREIRE (SP), presidente do PPS, sobre as acusações recíprocas do petista Rui Falcão e do líder peemedebista, Eduardo Cunha.

contraponto

Apertem os cintos
 O voo em que tucanos paulistas voltaram do velório de Sérgio Guerra sofreu turbulência no pouso, o que assustou José Serra. Nele também estavam Geraldo Alckmin e Aloysio Nunes. Diante da cena, outro dirigente tucano brincou:
-Se o avião cair, o grande beneficiado será Gilberto Kassab: Guilherme Afif assume o governo e prepara o terreno para a candidatura dele. Airton Sandoval vira senador no lugar do Aloysio e ainda arruma apoio do PMDB e de Paulo Skaf para o ex-prefeito.

Nenhum comentário: