segunda-feira, março 03, 2014

A presidenta e o teleprompter - GREGORIO DUVIVIER

FOLHA DE SP - 03/03

Vamos chamar alguém pra consertar isso, depois a gente volta a gravar. Pode desligar. Tá esperando o quê?


Meus amigos e minhas amigas,

Graças ao esforço de todos os brasileiros e de todas as brasileiras, o Brasil termina o ano... O Brasil termina. O ano. O Brasil. (silêncio constrangedor) Gente, apagou o teleprompter. Alguém sabe como é que conserta isso? Gleisi? Não?

A Erenice sabia consertar essa joça. Alguém pode ligar pra ela? Deixa. Melhor não. Corta. Vamos chamar alguém pra consertar isso, depois a gente volta a gravar. Pode desligar. Tá esperando o quê?

Ah. Tá ao vivo? Sem problema. Posso falar de improviso. Eu adoro falar de improviso. Problema nenhum, gente. Calma, Gleisi. Eu sei lidar com improviso. Não precisa ficar nervosa. Deixa comigo. Eu sou brasileira. Eu tenho o improviso no sangue. Você não faz ideia da minha ginga. Querem ver? Vamos lá.

Bom. É. Bom. O Brasil é um país que.

Desculpa, gente. Me perdi. Onde é que eu estava? Ah, sim. Vamos lá.

Graças ao brasileiro de todos os esforços. Merda. Ih, gente, desculpa pelo merda. Ih, gente, desculpa ter repetido a palavra merda. Merda. Outra vez. Vamos lá.

Graças ao esforço de todas as brasileiras e de todos os brasileiros. Urru! Consegui, porra! Chupa, Gleisi! Desculpa pelo porra. Desculpa pelo chupa. Corta. Não! Continua. Bom, deixa pra lá. Vamos lá. De onde eu parei? Ah sim.

Graças a tudo isso que eu falei, o Brasil é um país. Mas não é qualquer país. O Brasil é um país que é muito brasileiro. Com muito esforço. Graças a Deus. E ao brasileiro. Precisa falar mais? Então vamos lá. O Brasil é um país que terminou o ano. Com muito esforço. Foi um ano de vitórias graças ao povo brasileiro.

Na medida em que foi um ano especialmente brasileiro no que se refere à brasilidade. Como? Não resta dúvidas de que, na medida em que o Brasil, no que se refere ao ano que terminou, deixou um legado. Por quê? Porque graças aos esforços de todas as brasileiras e de todos os brasileiros o Brasil é uma referência no que se refere ao ano de 2014.

Na medida em que o Brasil termina o ano ainda mais brasileiro graças aos esforços dos brasileiros no que se refere a ser uma referência internacional de brasilidade. E ponto final.

Pronto? Acabou o tempo? Ufa. Agora, pelo amor de Deus. Alguém conserta esse teleprompter. A vida sem isso é muito complicada. Hoje à tarde eu preciso comprar pão e não vou saber o que dizer.

2 comentários:

Maria José Speglich disse...

Texto ridículo, muito comum na Folha ultimamente.

matuto disse...

Isto não é uma sátira a entrevista que ela deu em Bruxelas recentemente?
Haja competência!!!
Fico "deverasmente" triste como brasileiro !
BRAZIL, PAÍS RICO...DE TELEPROMTPER!!!