terça-feira, fevereiro 04, 2014

Próximos capítulos - VERA MAGALHÃES - PAINEL


FOLHA DE SP - 04/02

Ministros do Supremo Tribunal Federal se surpreenderam ontem ao receber a pauta da primeira sessão criminal de 2014, que será na quinta-feira. Joaquim Barbosa incluiu processo contra o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR), filho de José Dirceu, por suposto crime eleitoral. Na semana passada, Ricardo Lewandowski, em sua interinidade na presidência da corte, deu parecer favorável a que fosse analisado pedido de trabalho do ex-ministro da Casa Civil, condenado no mensalão.

Tem mais Também estão na pauta outros processos contra prováveis candidatos, como uma ação contra o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) e embargos a um acórdão do STF que recebeu queixa-crime contra o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ).

Desagravo Do vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR), sobre ter feito, diante de Joaquim Barbosa, o gesto com punho cerrado usado pelos mensaleiros quando foram presos: "É sinal de que não aceitamos passivamente as condenações sem provas desse julgamento político".

Lá... Petistas próximos à presidente Dilma Rousseff têm defendido que o ex-presidente do PT paulista Edinho Silva, escalado para ser tesoureiro da campanha à reeleição da petista, seja um dos encarregados da articulação politica da campanha, juntamente com o presidente nacional da sigla, Rui Falcão.

... e cá Nos bastidores, o tesoureiro do PT, João Vaccari, faz campanha para que Arthur Henrique, da Central Única dos Trabalhadores, seja o responsável pela arrecadação do comitê, mas o sindicalista enfrenta resistências do entorno da presidente.

Prancheta Nos próximos dias, membros da cúpula petista conversarão com Lula para bater o martelo sobre a escalação final do time que atuará no QG da reeleição, a fim de evitar a disputa por espaço entre alas do partido.

Filme velho Anteontem, no Palácio do Jaburu, senadores do PMDB voltaram a se queixar a Michel Temer da demora da presidente em solucionar o xadrez do partido na reforma ministerial.

Cacife alto Apesar da indefinição, os peemedebistas resolveram dobrar a aposta e defender que o senador Vital do Rêgo (PB) assuma a Secretaria dos Portos, turbinada pelo programa de concessões, ao invés do Ministério do Turismo. Temer levaria a sugestão à presidente ontem.

Eureka! Após a posse dos novos ministros no Planalto, ontem, Romero Jucá (PMDB-RR) brincou com Benito Gama ao encontrá-lo, dizendo que o petebista estava com "cara" de Ciência e Tecnologia. O PTB pleiteia vaga na Esplanada dos Ministérios.

Em alta Chamou a atenção ontem o destaque que Dilma deu ao novo ministro da Educação, José Henrique Paim, ao empossá-lo. A presidente o chamou "meu querido Paim'', e ele foi o mais aplaudido na solenidade.

Rodízio Diante da hesitação do PSB em apoiar sua candidatura à reeleição, Geraldo Alckmin mudou o interlocutor preferencial no partido: no lugar do deputado Márcio França, tem falado mais com o prefeito de Campinas, Jonas Donizette.

No muro 1 Enquanto em Pernambuco o PSDB já anunciou que apoiará o candidato de Eduardo Campos à sua sucessão, em Minas o PSB ainda estuda como vai adotar a reciprocidade em relação ao grupo de Aécio Neves.

No muro 2 Uma ala do partido quer entrar na coligação de Pimenta da Veiga, e outra defende lançar um candidato para cumprir tabela. O PSDB cobra aliança formal.

tiroteio
"O incidente envolvendo o filho e a neta do governador deve servir de alerta de que ninguém está seguro em São Paulo."
DE EMÍDIO SOUZA, presidente estadual do PT, sobre a troca de tiros entre assaltantes e policiais que fazem a escolta de um dos filhos de Alckmin, ontem.

contraponto


Comilança ampla, geral e irrestrita
Um grupo de jornalistas de Brasília almoçava no Clube da Imprensa, em Brasília, no fim dos anos 70, e conversava sobre a cobertura do retorno dos exilados políticos ao país, graças à abertura política do fim do regime militar.

Sonia Carneiro, repórter da rádio Jornal do Brasil, disse aos colegas que a chegada do líder comunista Luís Carlos Prestes tinha sido tão emocionante para ela que a fez devorar um prato fundo de feijoada.

Outro repórter, do jornal "O Globo", brincou, provocando gargalhadas dos colegas:

--O Prestes nem chegou e já derrubou o regime!

Nenhum comentário: