quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Parabéns aos envolvidos - VINICIUS TORRES FREIRE

FOLHA DE SP - 05/02

Meia década de estagnação da indústria é obra da paralisia e dos remendaços do governo


"PESSIMISMO" É EM geral a palavra de quem pretende reduzir discussões a desconversa ou, na melhor das hipóteses, consolar alguém.

Segundo o governo, seria pessimismo observar que o crescimento econômico se arrastaria no pântano. Seria pessimismo observar que:

1) Os juros estão em alta desde o início do ano passado; 2) A confiança dos empresários estava baixa; 3) A desvalorização do real criaria tensão, incerteza e encareceria investimentos; 4) O crédito crescia cada vez mais devagar; mesmo o marombado crédito direcionado (sujeito a normas do governo e subsidiado) iria pelo mesmo caminho, por falta de dinheiro.

Note-se que estão listados apenas alguns e mais imediatos obstáculos ao crescimento da economia. Que bicho deu?

A produção da indústria brasileira cresceu 1,1% em 2013. Não bastou nem para tapar o buraco deixado pela recessão de 2012, quando a indústria encolheu 2,5%.

O tombo foi feio em dezembro, de 3,5% em relação ao mês anterior. Foi bem feio na produção de bens de capital. Enfim, o segundo semestre foi deprimente, o que não deveria causar admiração, dados a aceleração da alta das taxas de juros, os piques de desvalorização do real etc., como exposto acima.

Vai fazer meia dúzia de anos que a produção industrial está praticamente estagnada.

Alta de custos (salários em alta excessiva e infraestrutura ruim), taxa de câmbio nominal desfavorável, liquidações no mercado mundial de manufaturados e escassos ganhos de produtividade são motivos do estrago, que tem ajudado a avariar o conjunto da economia brasileira.

O relativo fechamento do país ao comércio, devido à política de remendos protecionistas jecas, a subsídios mal justificados e à falta de planos de abertura inteligente, ajudaram a fazer uma razia nos incentivos econômicos à inovação e à eficiência.

O esforço maior do governo foi no sentido de aumentar os subsídios diretos e indiretos à indústria: reduções de impostos, empréstimos a juros de avô para neto, negativos, doações de dinheiro, enfim.

No fim das contas, o resultado foi apenas criar um remendo insustentável para uma situação estruturalmente problemática. O governo compensou a queda da rentabilidade da indústria com dinheiro público; gastou a fim de contribuir para que a taxa de desemprego ficasse baixa.

Dadas as condições fiscais brasileiras, obviamente isso não iria prestar. Isto é, o deficit público aumentou, as taxas de juros aumentaram, juros que desde quase sempre já são uma tétrica exorbitância brasileira. Não há mais como pagar a conta do remendaço.

O que entra por uma porta sai pela outra, como é visível em tantas obras deste governo. Tabelar a gasolina arrebenta a Petrobras. Subsidiar a indústria encalhada num pântano de ineficiências estoura as contas públicas, o que dá em mais inflação, o que deteriora ainda mais a situação da indústria. A maquiagem do custo da eletricidade torna-se mais dívida. Etc.

Enfim, o "modelo" faz água por todos os lados, para usar uma expressão original. Vai haver "desastre"? Não, provavelmente, não. Mas agora é essa a nossa medida de sucesso, não haver "desastre"?

Para usar outra expressão da moda, "parabéns aos envolvidos".

Nenhum comentário: