domingo, fevereiro 02, 2014

Os fins dos meios - JANIO DE FREITAS

FOLHA DE SP - 02/02

Campos não terá mesmo a concordância de Marina em seu desejo de apoiar a recandidatura de Alckmin


Ao sair de Brasília para encontrar-se com a secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores levava uma bagagem politicamente simples: o Brasil não deixou de condicionar a restauração das relações com os EUA, e em particular com o governo Obama, ao pedido de desculpas pela violação das comunicações da presidente e do governo brasileiros, revelada por Edward Snowden.

Não era, por certo, o que Susan Rice esperava de Luiz Alberto Figueiredo, o que explica a brevidade do encontro depois da demorada viagem por ela pedida ao ministro. Menos de 45 minutos foram suficientes para os gestos protocolares, de chegada e de saída, e para o recheio com a explicação sobre as medidas --poucas, superficiais e sem garantias -- anunciadas pelo próprio Obama na Agência Nacional de Segurança (NSA), a cidadela da espionagem.

Menos de 24 horas antes do encontro infrutífero em Washington, Angela Merkel, ao inaugurar na tribuna do Parlamento o seu terceiro mandato de chefe do governo alemão, dedicou duros e inteligentes parágrafos à espionagem americana, que também a visou. E, inevitável, ao discurso de Obama em defesa da NSA. "As ações em que os fins justificam os meios, nas quais o uso da técnica não tem limites, traem a confiança e instauram a desconfiança."

Os alegados fins da segurança a justificarem os meios. Razão bastante para a afirmação de Merkel, talvez jamais ouvida pelos americanos na voz de um aliado, de que Alemanha e Estados Unidos "estão muito distantes quando se trata de ética", entre "a liberdade e a ação do Estado". É estupendo que palavras assim venham da Alemanha.

Mas historicamente grandioso para a Alemanha e seu povo, não para a humanidade. Porque são palavras dirigidas a um país e um povo que outrora as diziam ao mundo e hoje são os destinatários delas. Se não as ouvem cabisbaixos e enrubescidos, é por superpotência significar, na realidade, superprepotência.

À PARTE

A nota do grupo de Marina Silva contra o governador Geraldo Alckmin, com acusações à violência policial na manifestação anti-Copa, tem um componente formal bastante sugestivo: é nota da Rede Sustentabilidade, não do PSB ao qual pertence, nem ao menos nota da corrente Rede no partido.

Com isso, a nota se tornou mais agressiva para o PSB do que para Alckmin. É reafirmação, indireta mas forte, de que Eduardo Campos não terá mesmo a concordância de Marina Silva em seu desejo de apoiar a recandidatura de Alckmin. As suposições de um abrandamento da discordância, por compensações em outros Estados, foram devastadas pela nota isolacionista da Rede.

A REGRA

A Presidência da República não deve informações à imprensa sobre atividades dos presidentes não ligadas às suas funções e responsabilidades. Não é preciso dizer por que a imprensa fez e ainda faz um escarcéu com a parada de Dilma Rousseff e sua comitiva por menos de um dia em Lisboa. Mas, já que a regra dos tratamentos diferenciados não foi relegada, cabia à Secretaria de Comunicação da Presidência proporcionar prontos e claros esclarecimentos. Sua existência é para isso.

Não o fez, e daí veio uma das reações típicas de Dilma Rousseff. Mas há muitos meses o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, foi incumbido de fazer o papel público de secretário de imprensa. Tarefa que tem cumprido com esclarecimentos e comentários frequentes, embora seu tom sempre mais pessoal do que jornalístico ou governamental. Aí, e não no PT ou outra influência, está presente a já longínqua conveniência de mudança ampla na comunicação do governo Dilma, sobretudo a da Presidência, a pior das que me lembre. Se vai melhorar, nem imagino.

Nenhum comentário: