quinta-feira, fevereiro 06, 2014

MARIA CRISTINA FRIAS - MERCADO ABERTO

FOLHA DE SP - 06/02

Grupo investirá R$ 233 mi na área de navegação
A Brasil Supply, especializada em serviços (em fluidos e logística) para a cadeia de óleo e gás, vai investir neste ano R$ 233 milhões na área de navegação da companhia.

O valor faz parte de um plano de aportes de R$ 700 milhões até 2015.

Em 2014, serão lançadas quatro embarcações. A primeira delas será batizada na próxima terça-feira, no Guarujá, no litoral paulista.

Ao todo, 17 barcos, cinco já prontos, fazem parte da frota em construção para contratos com a Petrobras para apoio em plataformas, segundo o presidente da empresa, José Ricardo Roriz.

A empresa tem também plantas de fluidos para perfuração e completação (estes são usados quando o poço está pronto, para evitar que ele desmorone).

"Temos navios de aço e de grande porte em fabricação no Rio de Janeiro. Os de São Paulo, feitos no Guarujá, são barcos de alta velocidade, chegam a atingir 33 nós."

O navio que estreia na semana que vem, o BS Geribá, serve para levar 60 pessoas, fora a tripulação, além de equipamentos e fluidos.

"Foi entregue dentro do prazo", afirma o executivo.

O grupo finalizou em 2013 uma grande planta de fluidos em Angra dos Reis, além de produzi-los no Espírito Santo e de operar a fábrica de fluidos da Petrobras em Macaé.

"Até 2016, a empresa deverá estar faturando cerca de R$ 800 milhões", diz. "Estamos estudando investimentos também em portos, mas não há nada definido."

Metal A Açotubo, especializada na distribuição de aços e tubos, investirá cerca de R$ 4,5 milhões neste ano na compra de maquinários para a divisão de trefilados. A expectativa da companhia é faturar R$ 900 milhões em 2014.

Doméstico A Maria Brasileira, rede de franquias de serviços como limpeza, cuidado com crianças e idosos, quer alcançar 200 unidades neste ano. A marca, que iniciou suas atividades em 2012, em São Paulo, tem hoje 52 pontos.

Expansão A Ama Terra, marca de produtos como camisetas, brinquedos e peças de decoração feitos com materiais sustentáveis, planeja abrir 46 novas lojas neste ano. Hoje, são 47 franquias em operação em 16 Estados.

De coleção A Casa da Moeda do Brasil exibirá moedas comemorativas da Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada no evento World Money Fair, que será realizado neste mês na Alemanha. É a primeira vez que a casa participa.

Rede curta de contatos
Os trabalhadores mexicanos estão mais preocupados em ampliar sua rede de contatos do que os brasileiros.

Levantamento da Page Personnel, empresa que faz parte do PageGroup, especializado em recrutamento, mostra que 34% dos entrevistados no México apostam na melhora de relacionamentos profissionais para o desenvolvimento de sua carreira.

No Brasil, a parcela é de 30% e no Chile, de 20%.

Aprender um novo idioma e realizar um curso de pós-graduação, porém, são as ferramentas mais comuns nos países analisados

Entre os brasileiros, 53% pretendem estudar uma língua e 42% fazer uma especialização, um mestrado ou um doutorado. Investir em coaching (treinamento para executivos) e realizar um intercâmbio foram citados por 18% e 17% dos ouvidos no país, respectivamente.

O Chile concentra uma parcela maior de profissionais que ainda não definiram os métodos para desenvolvimento de carreira (4%). No Brasil, são 2%.

REFORMA CARIOCA
Com o objetivo de solidificar sua atuação no Rio de Janeiro, a C&C Casa e Construção, de lojas de material para obras e decoração, pretende instalar mais um centro de distribuição e uma loja no Estado no primeiro semestre deste ano.

O novo ponto logístico, o segundo da rede na região, terá 20 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão em mais 10 mil m², e ficará em Belford Roxo (RJ).

"Queremos descentralizar as operações de São Paulo, diminuir os custos e aumentar a capacidade do Rio, um dos Estados onde mais estamos crescendo", diz Osvaldo Leivas, principal executivo da empresa.

Hoje, são 33 lojas em São Paulo, 11 no Rio de Janeiro e uma no Espírito Santo. A 12ª unidade fluminense será aberta em um shopping no bairro carioca do Recreio.

"Apesar de as lojas de rua serem prioridade para a empresa, conseguimos nos adaptar com facilidade aos shoppings, onde temos área de venda aproximada de 3.000 m²", diz Leivas.

5.000 m² é a área de venda aproximada de uma loja de rua do grupo


são os centros de distribuição da empresa, sendo dois em SP, um no ES e um no RJ

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