sábado, fevereiro 01, 2014

Imagina na eleição - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 01/02

A arrecadação de R$ 1 milhão em menos de dez dias por Delúbio Soares para pagar a multa imposta pela Justiça no processo do mensalão chamou a atenção dos partidos. O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), usa o caso como argumento para dinamitar a proposta em discussão no STF que permite apenas doações de pessoas físicas em campanhas. "Só o PT vai ter dinheiro. Se da cadeia ele arruma isso, imagine o PT na Esplanada", dispara o aliado.

Vantagem 
Além disso, pondera o deputado, só o PT tem militantes em número suficiente para arrecadar grandes quantias. "Por isso o PT apoia o financiamento público, para dominar as futuras eleições sozinho."

Pendente 
No ano passado, o STF começou a analisar a ação proposta pela OAB que propõe a proibição de doações de empresas a campanhas, mas suspendeu o julgamento após pedido de vista do ministro Teori Zavascki.

Topa? 
Após a bem-sucedida campanha para arrecadar fundos para José Genoino, um grupo do PT paulista convidou o advogado do ex-deputado, Luiz Fernando Pacheco, para ser candidato a deputado federal.

Melhor não 
O criminalista, no entanto, recusou o convite e esclareceu que não é filiado a nenhum partido. "Sou um advogado que, circunstancialmente, defende um grande petista."

Jogral 1 
A coordenação da campanha de Dilma Rousseff se reuniu em Brasília anteontem para discutir a participação dela e de Lula nos programas estaduais do PT que vão ao ar em fevereiro.

Jogral 2 
A ideia é que a dupla faça falas específicas de acordo com os cenários das disputas estaduais.

Logística 
Além disso, a campanha terá um escritório em Brasília e outro em São Paulo, onde Lula deverá passar a maior parte do tempo.

Nossa vez Dilma deve conversar com Michel Temer na segunda-feira sobre a reforma ministerial. O vice-presidente tem recebido queixas de peemedebistas pela demora da presidente em definir o espaço da legenda na nova configuração da Esplanada.

Coadjuvante 1 
Rui Falcão planeja um giro pela região Norte na próxima semana para acertar o apoio do PT a candidatos a governador de outros partidos. O roteiro inclui o Amapá, onde a sigla articula uma aliança com Camilo Capiberibe (PSB).

Coadjuvante 2 
Falcão também deve passar pelo Pará. A direção nacional quer apoiar Helder Barbalho (PMDB), filho de Jader Barbalho, ao governo do Estado.

Alô Aécio Neves (PSDB) ligou para parabenizar Eduardo Campos (PSB), seu provável adversário na disputa presidencial, pelo nascimento do filho Miguel. O tucano deve visitar o pernambucano nos próximos dias.

Vai... 
Aliados de Campos dizem que ele não vai se envolver diretamente na campanha do neoaliado Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à reeleição para o Senado.

... que é sua 
O pessebista não gostaria de ter seu nome associado a uma candidatura que será carimbada como inimiga de Lula. "Eduardo fará como o Faustão: dirá a Jarbas que se vire nos 30", diz um observador da cena política pernambucana.

Sem feudos 
Prestes a concretizar a reforma de seu secretariado, Geraldo Alckmin (PSDB) sinalizou a auxiliares que não vai deixar o governo nas mãos de secretários-adjuntos cujas indicações sejam meramente políticas. Ele pede nomes técnicos.


tiroteio
"As previsões econômicas de Alexandre Tombini para a economia transformam o país de gigante em anão adormecido."
DO DEPUTADO VAZ DE LIMA (PSDB-SP), sobre as previsões do presidente do Banco Central, diante das perspectivas de crescimento do PIB de 2% em 2014.

contraponto

Voto vencedor
Em 1978, enquanto cursava direito na Uerj, o hoje ministro do STF Luís Roberto Barroso editava o jornal da universidade, chamado "Andaime", que se opunha ao regime militar. Em entrevista ao tabloide, o jurista Sobral Pinto declarou ser contra a mulher trabalhar e disse que a ala progressista da Igreja queria "batizar o marxismo".

A redação se dividiu, e muitos estudantes defendiam que a entrevista não fosse publicada. Barroso opinou:

--Discordo das posições do doutor Sobral, mas, se somos contra a censura, não podemos ser censores.

Sua opinião prevaleceu, e a polêmica entrevista saiu.

Nenhum comentário: