domingo, fevereiro 16, 2014

Dilma cede a ruralistas - ILIMAR FRANCO


O GLOBO - 16/02

Dois anos depois de sancionar o novo Código Florestal, a presidente Dilma ainda não editou instruções para que seja aplicado o Cadastro Ambiental Rural. Sem isso, o governo não pode fiscalizar as propriedades e verificar se elas têm áreas de preservação permanente e de reserva legal. É o que prevê a lei. A ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente) está incomodada com a demora.

O jogo de cena
Os líderes do agronegócio cobram pressa na edição das instruções. E o governo não tem peito para enfrentá-los. Os ruralistas querem fugir das penas da lei. Os grandes proprietários buscam ser tratados como se fossem pequenos, não tendo a obrigação legal de recuperar a mata degradada. Para isso, a partir de lobby do Ministério da Agricultura, almejam que a fiscalização não seja feita pela área total, mas considerando a matrícula do imóvel. Uma propriedade de cinco mil hectares, por exemplo, se formou com a aquisição de várias áreas (matrículas). Assim, se cada compra for analisada isoladamente, uma fazenda vira diversas pequenas propriedades.



"Uma lei não tem prazo de validade. Fica para toda a vida e não só para a Copa. Manifestações não podem ser consideradas terrorismo"
 Paulo Paim Senador (PT-RS)

Pé na estrada
A presidente Dilma fará um giro pela país esta semana para iluminar seu governo. Amanhã, em Governador Valadares, participa de formatura do Pronatec. Terça, anuncia investimentos em obras de mobilidade urbana no Piauí e em Alagoas.

O interventor
O ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) recebeu a tarefa da presidente Dilma de monitorar todos os assuntos relacionados à Copa do Mundo. Não quer ser surpreendida com problemas em cima da hora. E pediu ao ministro para, até o fim dos jogos, não se envolver com as campanhas eleitorais que estarão em curso.

Contribuição ao debate
O PMDB já formou o núcleo de intelectuais que formulará as propostas que o partido vai oferecer ao programa de governo da presidente Dilma. Nele estão, entre outros, o ex-ministro Delfim Netto e o economista José Márcio Camargo.

Cala a boca, Magda!
O deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) está sendo comparado ao colega Zé Geraldo (PT-PA). Ambos falam o que pensam. Semana passada, foi ao ar vídeo em que Heinze diz: "quilombolas, índios, gays e lésbicas são tudo que não presta." Dias antes, Geraldo disse que a cubana Ramona Rodríguez "já vai tarde" porque bebe.

Montando o palanque
O presidenciável Eduardo Campos está oferecendo apoio do PSB à candidatura do senador Eunício Oliveira (PMDB) ao governo do Ceará. Os socialistas também apoiariam a reeleição do senador Inácio Arruda (PCdoB).

Dia do fico
O governador de Alagoas, Teotônio Vilela (PSDB), não vai deixar o cargo para concorrer ao Senado. Sem palanque, o presidenciável Aécio Neves pediu que providencie candidato à sucessão. O nome mais forte é do tucano Marco Fireman.

UM BRINDE. O deputado Edinho Bez (PMDB-SC) apresentou projeto de lei para incluir o vinho entre os produtos que integram a cesta básica.

Nenhum comentário: