domingo, fevereiro 02, 2014

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Isso é triste”
Ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) sobre a explosão de criminalidade no DF


PRESIDENTE DO PDT, LUPI COLECIONA ESCÂNDALOS

Ex-ministro do Trabalho e proprietário do PDT, Carlos Lupi acumula vasto histórico de denúncias e escândalos. A mais recente revelou que o então ministro teria cobrado R$ 200 mil para garantir um sindicato a uma empresária. Mas em 2011, por exemplo, foi acusado de liberar R$ 300 milhões em recursos para organizações não governamentais (ONGs) “amigas”, sem prestação de contas. Ele caiu em 2011.

PERNAS CURTÍSSIMAS

O então ministro Carlos Lupi jurava não haver usado o avião de uma ONG que presenteara com contrato “amigo”. Fotos provaram a carona.

DIFICULDADES S/A

Em 2010, o ministério contratou entidades para capacitar profissionais. Depois, dificultava a liberação e exigia propina para soltar a grana.

CARTEIRADA

Lupi lançou uma “inovadora” carteira do trabalhador, e foi acusado de escolher sem licitação a empresa que imprimiria os cartões com chips.

NÃO PAROU

O ex-ministro Brizola Neto, sucessor de Lupi no Trabalho, aposta no surgimento de novos escândalos: além de suborno, extorsão.

PPS: ALIANÇA NÃO GARANTE APOIO AO PSB EM SP

Apesar da aliança nacional com o governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB), o presidente do PPS, Roberto Freire (SP), afirmou que dificilmente a sigla apoiará uma candidatura socialista ao governo de São Paulo contra reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). “O PPS está com Alckmin, que é o melhor palanque para Eduardo. Por mais respeitável que seja, um candidato do PSB terá votos irrisórios”.

PLANO NACIONAL

Segundo Roberto Freire, o acordo do PPS com Eduardo Campos não inclui qualquer obrigação de apoio mútuo nas eleições estaduais.

CHANCE ZERO

Após Marina Silva ter exigido candidatura própria, o PSDB já admite que as chances de obter apoio do PSB em São Paulo são quase nulas.

OLHA A RASTEIRA

A cúpula PSDB vê na dissidência em SP uma brecha para tentar faturar o apoio do PPS à eleição de Aécio Neves (MG) para presidente.

LIBERA GERAL

Irritados com a presidente Dilma na reforma ministerial, lideranças do PMDB coletam assinaturas para antecipar a convenção nacional para abril, visando liberar os diretórios estaduais a coligar com PSDB e PSB.

PMDB DESEMBARCANDO

A dissidência de setores do PMDB em relação a Dilma, que antes era pontual, aumentou em relação a 2010. Hoje, o partido quer pular fora da aliança em dez estados: BA, RJ, CE, MG, PR, PE, SC, RS, MS e PB.

CONSOLIDADO

Para o deputado Danilo Forte (PMDB), a candidatura do correligionário Eunicio Oliveira ao governo do Ceará já não tem mais volta: “Acho muito difícil ele desistir, até porque seria um suicídio político”.

PRESÍDIO-AÇOUGUE

Opositor da família Sarney, o partido Solidariedade quer denunciar em encontro político, na Itália, as condições de trabalho de agentes penitenciários de Pedrinhas, no Maranhão. Quanto aos muitos detentos mortos, alguns decapitados, até pela omissão dos carcereiros, nada.

DURA BATALHA

O ex-governador Joaquim Roriz discute política o dia todo e sempre coloca seu nome à disposição para disputar o governo do DF, mas ele tem outra dura batalha pela frente: está na fila do transplante de rins.

OPOSIÇÕES À PARTE

A deputada Jô Moraes (PCdoB) guarda na estante um busto de Lênin,comprado no Museu Comunista de Praga, onde também funciona uma lanchonete McDonald’s, símbolo do “imperialismo americano”. O presente foi do governador Antônio Anastasia (PSDB-MG), adversário.

PMDB NO PREJUÍZO

Sem perspectiva de acordo, dirigentes do PT-CE já avisaram à cúpula do partido que apoiarão o candidato do governador Cid Gomes (PROS-CE), em caso de enfrentamento com senador Eunicio Oliveira (PMDB).

TODOS POR UM

O ex-presidente Lula defende que, ao apoiar Armando Monteiro (PTB-PE), o PT alia sua força metropolitana à capilaridade do petebista em 184 municípios, tudo para promover a reeleição de Dilma.

LADO BOM

Na Casa Civil, Aloizio Mercadante terá menos tempo para atormentar os músicos do bar Grao, atravessando o samba com seu atabaque desafinado, nos fins de semana do Lago Norte, em Brasília.


PODER SEM PUDOR

INCORRIGÍVEL OTIMISTA

Governador da Bahia entre 1947 e 1951, Otávio Mangabeira tinha um secretário de Justiça, Albérico Fraga, que era um profissional do otimismo, capaz de extrair coisas boas das situações mais difíceis. Às vezes, no entanto, Mangabeira perdia a paciência. Ele definiu assim o auxiliar:

- O dr. Albérico é tão otimista que, vendo uma casa sendo destruída por um incêndio pavoroso, é capaz de exclamar: "Que casa bem iluminada!".

Nenhum comentário: