domingo, fevereiro 09, 2014

A mãe - LUIS FERNANDO VERISSIMO

O ESTADÃO - 09/02

Juliana convocou suas irmãs, Joyce e Janice, para uma reunião na sua casa. Assunto seríssimo. Urgentíssimo. Não, não poderia ser tratado pelo telefone. Joyce e Janice chegaram juntas na casa da Juliana. Que nem esperou elas se sentarem para anunciar: A mamãe voltou. Joyce e Janice se entreolharam. Como é? A mamãe voltou. Juliana disse Joyce nós enterramos a mamãe não faz uma semana...

Eu sei. Mas o fato é que ela está aqui. Como, está aqui? Acordei, hoje, com ela do lado da minha cama, perguntando se não era hora de eu levantar. Mas... era o quê? O espírito dela? A alma? Um fantasma? Não sei. Juliana, francamente começou a dizer Janice, rindo. Você está nos dizendo que... Mamãe! Janice tinha visto a mãe atravessar uma parede e entrar na sala. Vestida e maquiada como fora enterrada, e transparente. Mamãe disse Juliana. Você quer nos dar licença?

Estamos discutindo uma coisa importante...A mãe saiu da sala, atravessando uma porta fechada. Como ela explica ter voltado? Só disse que lá estava muito chato. Lá? Lá. E o que ela quer? Nada. Só quer me azucrinar, como fez toda a vida. E eu não vou poder aguentar. Fiquei com ela depois que o papai morreu, porque aqui tinha mais lugar. Mas já cuidei dela o bastante. Uma de vocês duas poderia ficar com ela desta vez... Eu não disse Joyce.

E as crianças? Vou botar uma assombração dentro de casa, com as crianças? Eu, nem pensar! disse Janice. Vocês sabem como ela e o Mauricio nunca se deram bem. Juliana insistiu: Ela não vai dar despesa nenhuma. Não precisa de comida. Não precisa mais de remédios. Não posso disse Joyce. Nem pensar repetiu Janice. Fazer o quê, então? Não havia o que fazer. A mãe ficaria com Juliana, a filha mais velha.

Uma semana depois, Joyce telefonou para Juliana. Queria saber como ia a mãe. Pior do que nunca disse Juliana. Não tem o que fazer, e fica se metendo nas coisas da casa. Dando palpite. Me criticando o tempo todo. Mas ela não faz tricô? Ela gostava de fazer tricô. Fantasmas não fazem nada! Ela fica perambulando pela casa, atravessando as paredes. No outro dia, quase matou a faxineira de susto porque estava andando no teto.

mesmo, vivo levando sustos.Joyce se apiedou da irmã. Combinaram fazer um revezamento. O fantasma ficaria uma semana com cada uma. Joyce encontraria uma maneira de explicar a avó gasosa para as crianças. E o Mauricio simplesmente teria que aprender a tolerar a sogra. Sabe o que eu penso? perguntou Juliana, um dia. Que não foi ela que se chateou lá e quis voltar. Lá é que não aguentaram ela e mandaram de volta!

As irmãs concordaram.

Nenhum comentário: