sexta-feira, fevereiro 07, 2014

A GRANDE FESTA - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 07/02

Dilma Rousseff embarca no dia 22 para a Itália. Ela vai ao Vaticano prestigiar a cerimônia em que dom Orani Tempesta assumirá a função de cardeal.

FESTA 2
Dom Orani está convidando Deus e todo mundo para a celebração. Na lista estão empresários e políticos como Paulo Skaf, da Fiesp.

LEGENDA
O Fora do Eixo vai lançar o o Puto, Partido das Utopias. O coletivo, que em 2010 fez o Partido da Cultura para debater com os presidenciáveis, diz que incluirá direitos humanos, comunicação e ambiente em seu programa.

LEI PRÓPRIA
O Fora do Eixo prepara também uma grande ocupação na Cinelândia, no Rio, para ali "fundar um país", segundo Pablo Capilé, líder do grupo. Eles já estão montando 300 barracas que serão as "casas" da "República". A "Constituinte" será transmitida ao vivo. Homofobia será crime e "rolezinhos" serão permitidos no lugar.

A CASA É SUA
De acordo ainda com Capilé, movimentos indígenas, de terreiros e outros estão se associando à iniciativa, que tem apoio de advogados para ser "legal e pacífica". A "República", que deve ser "instalada" em maio, também abrigará estrangeiros "que não têm dinheiro" para arcar com as tarifas de hotéis na Copa do Mundo.

NANICOS UNIDOS
Com um minuto e meio de tempo no horário eleitoral, PHS, PRP e PTN formaram bloco para as eleições. "Podemos apoiar a Dilma [Rousseff], o Aécio [Neves] ou o [Eduardo] Campos. Ou ainda lançar candidatura própria", diz Renata Abreu, vice-presidente do PTN.

TIETAGEM NO QUINTAL
A cantora Tiê e seu marido, o diretor de cinema Leandro HBL, abriram a casa para seus convidados assistirem a show da Banda Uó, anteontem, na Vila Romana. Candy Mel, vocalista, Davi Sabbag e Mateus Carrilho, também integrantes do grupo, apresentaram-se para uma plateia que tinha a DJ Marina Caires, o músico Ian Nunes e a apresentadora Adriana Couto.

MORTO E ENTERRADO
João Paulo Cuenca, 35, morreu. Pelo menos isso era o que diziam documentos descobertos pelo próprio escritor. Ao contrário do que consta, ele está vivíssimo e vai lançar livro e dirigir filme sobre o episódio insólito.

"Descobri que estava 'morto' em 2011, após uma confusão no meu prédio, em que puxaram minha ficha." Mistura de ficção e documentário, o longa "A Morte de J.P. Cuenca" mostrará uma investigação sobre a vida de um fugitivo da polícia que usava a identidade do autor.

Pelos falsos registros, Cuenca teria sido encontrado morto em 2008, em um edifício na rua da Relação (na foto), centro do Rio.

O romance sairá pela Companhia das Letras. "Tem coisa que só vou descobrir investigando para o filme", diz o também colunista da Folha.

QUEM SE HABILITA?
O PSDB está com dificuldade para escalar um candidato ao Senado em SP. Os líderes mais conhecidos não querem arriscar disputa com Eduardo Suplicy (PT-SP), considerado concorrente forte. José Serra prefere se lançar a deputado federal.

EM SEGUIDA
Circula também no partido que Serra seria opção para vice de Geraldo Alckmin, que disputará a reeleição.

OPÇÃO
E o deputado Campos Machado, do PTB e aliado de Alckmin, chegou a sugerir que sua mulher, Marlene, fosse a vice do tucano.

FICA A DICA
Paulo Coelho estreia sistema de envio de mensagens para celular com "lições diárias de autoconhecimento e sabedoria". O serviço, da Vivo, custa R$ 3,99 por semana. Uma das pílulas do escritor para os assinantes: "Somos todos alfaiates da vida com liberdade para costurar nosso destino".

SAMBA DO JOÃO
Gilberto Gil lançará no iTunes a música "Você e Eu", de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, que integrará seu novo CD, "Gilbertos Samba".

O clipe é assinado por Nina Cavalcanti, que acompanhou e registrou as gravações do disco -sonho antigo de Gil, que queria regravar sambas já interpretados por um de seus maiores ídolos, João Gilberto.

CAMPANHA LIMPA
O contrato que a Prefeitura de Paraty (RJ) assina hoje para conceder os serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto abre caminho para a cidade histórica tentar virar Patrimônio Cultural da Humanidade.

A existência de saneamento básico é um dos requisitos da Unesco para conceder o título. O grupo Águas do Brasil, que vai instalar e operar as redes, afirma que chegará a atender 80% da população até 2019.

CURTO-CIRCUITO
Jair Rodrigues comemora seus 75 anos com festa hoje no restaurante Escondidinho, na Granja Viana.

A festa Baile do Movimento celebra a Vai-Vai na edição de hoje, às 23h, na Lapa.

Mariana Aydar faz show no Sesc Belenzinho, hoje, às 21h. 12 anos.

Nenhum comentário: