sábado, fevereiro 01, 2014

A bola da vez - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 01/02

Integrantes do núcleo político do governo Dilma temem o efeito eleitoral da inevitável inflação de produtos e serviços estimulada pela vinda de torcedores estrangeiros na Copa. Os aumentos de preços já ocorrem nas cidades-sede, sobretudo no Rio. Não é à toa que o ministro Gastão Vieira (Turismo) e o presidente da Embratur, Flávio Dino, fazem constantes críticas aos abusos do comércio.

Quem sabe faz a hora
O ministro Gilberto Carvalho anunciou ontem que o governo fará campanha publicitária para falar dos benefícios da Copa no Brasil. E que essa providência estaria atrasada. Mas ela não saiu ainda por orientação de João Santana, responsável pelo marketing do governo. Com base em pesquisas, que mostravam forte rejeição à Copa, Santana sustentou que não havia chegado a hora de realizá-la. Por isso, tal campanha, já sugerida pelo ministro Aldo Rebelo (Esportes), não saiu. O chefe do marketing do ex-presidente FH, Nizan Guanaes, quando esteve com Dilma, propôs o mesmo e é dele a frase "A Copa das Copas", adotada como mantra pela presidente.



"Ou a presidente Dilma vai no palanque de todos ou não vai no de nenhum. Já fiz, mas não posso mais fazer declaração de amor sem reciprocidade" 

Carlos Lupi Presidente do PDT, sobre as eleições para os governos estaduais

A costura
O PSDB e o DEM chegaram a entendimento pelo lançamento de Paulo Souto (PSDB) ao governo da Bahia. Agora, os dois partidos trabalham para convencer Geddel Vieira Lima (PMDB) a concorrer ao Senado, porque querem evitar duas candidaturas de oposição. Usam como argumento o fato de ser tradição na Bahia o governador eleger o senador.

Agora é oficial
O candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, acertou ontem com Paulo Vasconcelos, da Vitória CI, que ele será o coordenador de marketing de sua campanha. Ele comandou as três eleições do PSDB para o governo mineiro.

Perdidos no espaço
Um integrante da Executiva Nacional do PT anda falando por aí que o objetivo do partido é ampliar sua bancada no Senado em outubro. E que a meta é pular de 12 para 24 senadores. Mas, até o momento, só seis candidatos são competitivos.

De volta?
O general Gonçalves Dias, chefe da segurança pessoal do ex-presidente Lula, pode voltar ao Planalto. Ele foi afastado pela presidente Dilma em 2012, mas ela ficou assustada com protestos quando chegava à Arena das Dunas, em Natal. Carros da comitiva foram apedrejados. Dilma tem reclamado da proximidade dos manifestantes.

Acredite se quiser
Em conversa, um membro do staff da candidatura Eduardo Campos afirma: "A nossa grande preocupação é com a desidratação do Aécio". E depois pergunta: "Você acha que o Lula vai apoiar quem: esta Dilma ou o galeguinho (Eduardo)?". Cai o pano.

Jogo pesado
A Abert está preocupada com agressões a repórteres, fotógrafos e cinegrafistas em protestos na Copa. Em 2012, houve 52 casos. Ano passado, 136. A Associação quer a garantia dos governos de que os profissionais serão respeitados.

O JORNALISTA EDUARDO OINEGUE vai comandar o marketing da campanha do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha.

Nenhum comentário: