quinta-feira, janeiro 02, 2014

Um novo nome para São Paulo - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 02/01

O empresário Ricardo Young, presidente do Instituto Ethos e filiado ao PPS, poderá ser a alternativa da PSB e da Rede Sustentabilidade para ter um nome próprio concorrendo ao governo de São Paulo. Marina Silva conseguiu convencer Eduardo Campos a não se alinhar à reeleição de Geraldo Alckmin, o que mina as possibilidades de indicação do deputado federal Márcio França (PSB-SP) como vice do atual governador ou como candidato ao Senado por São Paulo.

A direção do PSB está tomando cuidado, no entanto, para não melindrar França. Ele é um dos principais articuladores da campanha nacional de Eduardo Campos, mas integra o staff do governo estadual tucano. Foi, inclusive, secretário estadual de Turismo.

A opção por Young também eliminaria as chances de Walter Feldman (PSB-SP) de concorrer ao Palácio dos Bandeirantes, como torciam os sonháticos no início. “Seria uma crueldade com o França, ele jamais aceitaria isso”, disse um integrante da direção do PSB.

Escanteados…
Pouco antes do recesso parlamentar, os deputados Márcio França (PSB-SP) e Beto Albuquerque (PSB-RS) faziam uma boquinha no cafezinho do Senado. França está vendo escapar pelos dedos as chances de concorrer a senador por São Paulo. Beto praticamente deu adeus à essa pretensão, mas pelo Rio Grande do Sul.

..mas marrentinhos!
O diálogo deles era meio nostálgico, meio depressivo. “França, acho que no Senado eu renderia mais”, disse Beto. “Meu caro, vamos embora. É só parar para tomar café aqui que nós ficamos até mais metidos”, cortou França.

Uni duni tê/ Ideli Salvatti é fiel escudeira e poderá até mudar de pasta caso a presidente Dilma Rousseff queira acomodar o PT da Câmara na Secretaria de Relações Institucionais (SRI). Mas, intimamente, ela quer permanecer onde está. Acha que conseguiu pacificar as relações com a base, apesar de algumas reclamações que foram feitas durante o processo de liberação de emendas parlamentares no fim do ano.

Salame minguê/ Em tese, Ideli enfrenta a concorrência do deputado Ricardo Berzoini (foto), do PT-SP. Com bom trânsito no partido, ele também conta com a simpatia da presidente Dilma Rousseff. Algo fundamental para alguém que despachará um andar acima do gabinete presidencial.

O sorvete colorê/ Mais uma encrenca para a presidente Dilma. O líder do governo, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), começa a repensar se vale a pena concorrer ao governo do Amazonas. Na recente pesquisa Ibope, o governador amazonense, Omar Aziz (PSD), apareceu como o administrador estadual mais bem avaliado, com 74% de aprovação.

O escolhido foi você?/ Peemedebistas que acompanham a evolução do caso afirmam que Braga, caso desista, poderia tentar emplacar a indicação para o Ministério de Minas e Energia. Apesar de Edison Lobão ser uma indicação pessoal de José Sarney (PMDB-AP), políticos da legenda acreditam que a pasta poderia ser uma compensação para Braga, que abriu mão de ser independente para assumir o cargo de líder do governo.

Nenhum comentário: