domingo, janeiro 26, 2014

Rio 40 graus - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 26/01

A rede Hortifruti vendeu, nos primeiros 19 dias de janeiro, cerca de 144 mil litros de água de coco em todas as lojas da rede na cidade. Uma alta de 35%, comparando com o mesmo período do ano passado.

Calor contra ciclista...
Aliás, veja só como este calor que beira os 40 graus atrapalha quem gosta de andar de bicicleta pelo Rio.
Uma pesquisa da DataScript, de Guto Graça, mostra que se o clima do Rio fosse mais ameno e existissem vestiários em pontos estratégicos 31% das pessoas ouvidas usariam mais a bicicleta como meio de transporte.

Segue...
O calorão, como fator inibidor, só perde para a segurança: 34% disseram que não se sentem seguros pedalando pela cidade.

Carros elétricos
A Nissan garantiu a Sérgio Cabral que em abril inaugura em Resende a sua primeira fábrica no Brasil.
Em seguida,vai desenvolver a planta de carros elétricos.

O contraponto
Em Davos, no meio de certo ceticismo empresarial em relação à economia brasileira, o economista Marcelo Neri exibiu para a plateia de desconfiados mais um número sobre o avanço da renda por aqui.
Segundo o ministro de Assuntos Estratégicos, entre 2003 e 2013, de acordo com as pesquisas domiciliares, a renda mediana por brasileiro subiu 88,4% contra 29,59% do PIB.

Amores roubados
Atendendo a pedidos de foliões, a Confraria do Garoto, do Rio, mudará o nome do seu bloco de carnaval. Deixará de ser A Galinha do Meio-Dia e passará a se chamar O Galinha do Meio-Dia.

Otto e o Golpe de 64
Dia 5 de fevereiro, o Instituto Moreira Salles bota no ar o site “Em 1964”. É sobre os 50 anos do golpe militar vistos por fotógrafos, escritores e artistas que têm seus acervos no IMS. Haverá ainda uma exposição do material.
Um dos acervos é do escritor e jornalista Otto Lara Resende (1922-1992), autor da frase-manifesto, ironizando a influência americana no país:
“Chega de intermediários, Lincoln Gordon (embaixador dos EUA no Brasil em 1964) para presidente.”

Coisa melancólica...
Otto, numa das gravações, em 1979, relembra: “Tenho orgulho de ter desconfiado desse 31 de março ou 1º de abril de 1964 desde o primeiro momento.”
E mais: “Essa é uma sombra que se projetou sobre o nosso destino e a nossa geração. Em nossa mocidade, tínhamos a ditadura do Estado Novo, e, em nossa maturidade, temos essa coisa melancólica, que nem é uma revolução.”

Esquerda festiva
O bordão de que “a esquerda só se une na cadeia” pode acabar em samba.
Surgiu no Rio o Bloco da Esquerda Carnavalista. Pretende reunir — e desfilar uma semana antes do carnaval — quem se considera de esquerda ou é “ativista, socialista, comunista, anarquista e sindicalista”. Ah, bom!

Revolta das madames
O clima fechou, quarta passada, no Jockey Club, no Rio. É que duas babás, que tomavam conta de duas crianças, entraram na piscina com as miúdas.
Uma madame não gostou e esbravejou com diretores. Ficou decidido que babá não pode entrar na piscina.

Vocês querem bacalhau?
Produzido pela dupla de sucesso Luiz Calainho e Aniela Jordan, “Velho Guerreiro, o musical”, escrito por Pedro Bial, terá uma novidade.
Durante o espetáculo, o personagem “Chacrinha” vai convidar gente da plateia para subir ao palco e participar como se fosse à vera, como nos antigos programas do Velho Guerreiro.

É de ouro?
Da série “deu a louca nos preços”.
Um hambúrguer de picanha, queijo e foie gras custa R$ 99 no Tom do Leblon, bar na Avenida Bartolomeu Mitre.

Bacana compartilha
Ao que tudo indica, pedir para “rachar” um prato de comida virou coisa de pobre.
Dia 20 agora, um garçom do ótimo Antiquarius, no Leblon, ao ouvir tal pedido de uma cliente, respondeu:
— Ah, já entendi... vocês irão compartilhar o prato!

Nenhum comentário: