terça-feira, janeiro 07, 2014

Primeiros acordes - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 07/01

Depois dos setores administrativos, o próximo alvo dos cortes no Senado Federal é o canal de tevê da Casa. A ordem é reduzir 30% daqueles contratados via terceirização, o que, consequentemente, vai tirar alguns programas do ar. A mudança está prevista para fevereiro. As reuniões para definir que programas serão cortados estão previstas para esta semana.

A reformulação atingirá ainda a possibilidade de multiprogramação, aquela que permite visualizar vários eventos, CPIs e comissões técnicas, por exemplo. Também está por um fio o projeto de expansão da tevê nos estados e a migração para o sistema digital.

Em tempo: os funcionários querem saber agora quando é que o presidente cortará as viagens em aviões da Força Aérea Brasileira que servem à Presidência da Casa.

Por enquanto…
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, fica onde está. Pelo menos ontem, a ideia da presidente Dilma Rousseff era de não mexer nesse setor estratégico. Até porque, se for para tirar Bernardo, certamente os aliados vão se movimentar para ocupar a área.

…Eles ficam
Além de Paulo Bernardo, outro que não sai é o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ontem, ele despachou normalmente com a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Discutiram a onda de violência no Maranhão e as medidas que o governo pode oferecer em auxílio à governadora Roseana Sarney.

As apostas de Dilma
Além do Mais Médicos, o programa que ganhará visibilidade durante a campanha presidencial este ano é o Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). É que esse projeto, assim como o do atendimento na área de saúde, foi feito no governo Dilma Rousseff e não é herança de Lula.

Na estrada/ O ministro do Esporte, Aldo Rebelo (foto), viajou para Alagoas para a virada do ano. Até aí, normal. O inusitado é que Aldo talvez tenha sido o único em toda a Esplanada que foi de… carro. Dirigindo. De Brasília até Viçosa, terra natal de Aldo, são 1.871 km. Se fosse outro, era bem capaz de ter pedido um jatinho da FAB para passar as festas de fim de ano com a família.

No descanso/ Como foi uma das últimas a sair de recesso — ela trabalhou no Natal e ficou até 31 de dezembro —, a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, decidiu prolongar as férias por esta semana. Volta em 13 de janeiro.

Na luta/ Apesar das férias de Ideli, os deputados não desistiram de tentar garantir um empenhozinho de emendas individuais de 2013 a título de restos a pagar para este ano. A diferença é que, agora, eles vão desaguar é na Casa Civil, onde a ministra Gleisi despacha por mais uma semana.

Por falar em…/…Esporte, o governo notou mudanças na Fifa nessa virada do ano. Até aqui, era o número dois, o secretério-geral, Jérôme Valcke, quem criticava o ritmo das obras no Brasil. Agora, é o número um, Joseph Blatter. Como é Valcke que vem ao Brasil inspecionar o ritmo de entrega dos estádios, a relação termina preservada.

Nenhum comentário: