domingo, janeiro 19, 2014

O teste do desapego - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 19/01

No Ceará, para os petistas. Na Bahia, para os tucanos. Entre os cearenses, surgiu uma réstia de esperança entre os principais atores que compõem a base do governo Dilma. Eunício, candidato a governador, deixaria a vaga de vice e o Senado para indicação dos irmãos Cid e Ciro Gomes. Assim, na hipótese de vitória do peemedebista, o suplente, que é do PT, ganharia quatro anos de mandato no Senado. Na Bahia, se os tucanos abrirem mão de indicar o vice de Paulo Souto ao governo estadual, o cargo servirá de chamariz aos partidos que fazem parte do rol de aliados do PT.

Os políticos hoje apostam mais nas chances de acordo na Bahia do que no Ceará. Os peemedebistas que já conviveram com tucanos e petistas no poder federal consideram que o PSDB cede mais que o PT.

Inimigo n° 1
O presidente do PT, Rui Falcão, perdeu na sexta-feira o posto de interlocutor dos acordos estaduais com o PMDB. O veto a Falcão se deu pelo fato de o petista concordar em apoiar candidatos do PMDB apenas quando diz falar em nome da presidente Dilma e, nas visitas aos estados, incentivar a carreira solo do PT. A gota d’água foi o périplo de Falcão aos estados do Nordeste.

Inimigo nº 2
Aloizio Mercadante também está meio queimado com os peemedebistas. É Dilma perdendo anteparos quando mais precisa deles.

Alta temporada I
As empresas de cruzeiros marítimos estão na mira do Senado este ano. A ideia é mudar a legislação que rege o trabalho nos navios. Hoje, a estimativa é de 4 mil brasileiros trabalhando a bordo de embarcações turísticas de luxo, e as companhias não seguem as leis brasileiras e se reportam sempre ao país de bandeira do navio ou do armador.

Alta temporada II
Não são poucos os casos de abusos e de funcionários abandonados em portos ao redor do mundo. Por aqui, existe inclusive uma associação de vítimas de irregularidades, hoje presidida por familiares de trabalhadores que morreram a bordo ou desapareceram. A ideia do senador Paulo Paim é se inspirar nos Estados Unidos, o único país que tem legislação específica para trabalhadores embarcados. O assunto foi tema do programa Diplomacia, da TV Senado.

Convers@ de Domingo
O deputado José Reguffe, do PDT do Distrito Federal, fala à coluna sobre sua esperança de inverter a chapa formada por Eduardo Campos e Marina Silva. Veja no site www.correiobraziliense.com.br.

Um boi...Para não entrar numa briga / Ao saber que a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, tinha dito que receberia a comissão de senadores, mas que Randolfe Rodrigues não seria bem-vindo, o senador amapaense do PSol fez questão de comparecer.

Uma boiada...Para não sair / Randolfe torcia para que Roseana lhe barrasse o caminho e lhe fizesse algum desaforo. Assim, teria dias de mídia e de enfrentamento com os Sarneys, coisa que ele nem gosta.

Questão de cacife/ No governo e fora dele, as ameaças do PMDB são registradas, mas não são levadas tão a sério. Por mais que o partido seja grande e esteja cheio de raposas da política, há quem diga que o PMDB não tem poder de voto para enfrentar a presidente Dilma.

Torcida/ Vem aí o comitê “Vai Renan!”, composto por funcionários insatisfeitos com as medidas de contenção adotadas pelo presidente do Senado, Renan Calheiros. Tem uma turma doidinha para ver o senador candidato a governador de Alagoas e vitorioso. Tudo para que só venha a Brasília de vez em quando. E de pires na mão.

Nenhum comentário: