quarta-feira, janeiro 15, 2014

O fantasma do 'rolê' - BERNARDO MELLO FRANCO - PAINEL

FOLHA DE SP - 15/01

Na reunião extraordinária de ontem sobre os "rolezinhos", a presidente Dilma Rousseff ouviu temores de que o fenômeno cresça e ganhe as ruas às vésperas da campanha. O estágio atual do movimento foi comparado ao início dos protestos de junho. Os militantes pelo passe livre eram poucos, mas a reação desproporcional da PM turbinou a causa e jogou o governo nas cordas. O Planalto ainda teme a infiltração de black blocs entre os jovens que promovem os "rolês".

Malas prontas O desenho da reforma ministerial avança. O PTB recebeu sinais de que ganhará o Ministério do Turismo em troca do apoio à reeleição de Dilma. O indicado ainda é o presidente do partido, Benito Gama.

Gomes & cia. Na reunião com o vice Michel Temer (PMDB), a presidente indicou que o Ministério da Integração Nacional deve ficar com o Pros, a nova sigla dos irmãos Ciro e Cid Gomes.

Olha ele aí Com o Congresso em recesso, Brasília vive dias de peregrinação ao Planalto. Depois de receber o presidente do PT, Rui Falcão, Dilma conversou ontem com Gilberto Kassab (PSD).

O que ele quer O ex-prefeito, que andava sumido, quer a Secretaria de Portos para o PSD. A pasta hoje é controlada pelo Pros.

O arauto Na reunião de ontem, Eduardo Campos e Marina Silva definiram que a comunicação da campanha presidencial do PSB será "integrada", sob o guarda-chuva do publicitário argentino Diego Brandy.

Melhor idade Entre os marineiros, a idade de Luiza Erundina (PSB-SP), que fará 80 anos em novembro, não é vista como obstáculo para lançá-la ao governo paulista. Eles lembram que Miguel Arraes, avô de Campos, concorreu em Pernambuco aos 81.

Só que... Arraes não venceu essa última campanha ao governo, em 1998. Ele disputava a reeleição e foi batido pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

No vácuo Dirigentes do PSB estão preocupados com a fragilidade do partido no Ceará. A sigla busca solução para não ficar "prensada" entre PMDB, PT e Pros.

Nem um... A recusa de novos ministérios não foi a única má notícia para o PMDB no encontro de Dilma e Temer, anteontem. A presidente também fez cara feia diante das sugestões do vice para a dança de cadeiras.

... nem outro Dilma sinalizou que não topará a indicação dos deputados Sandro Mabel (GO) e Leonardo Quintão (MG) para as pastas da Agricultura e do Turismo.

Vida loca Piada que circula entre integrantes do governo diante da ameaça de rompimento feita pelo partido do vice: "Daqui a pouco, o PMDB vai convocar um rolezinho' no Planalto".

Segundo round Depois da gritaria geral dos peemedebistas, Dilma deve chamar Temer para uma nova conversa, ainda nesta semana.

Em nome do pai A presidente está decidida a transformar em ministro o empresário Josué Gomes da Silva (PMDB), filho do vice José Alencar. Estuda nomeá-lo, em sua "cota pessoal", para o Desenvolvimento.

A versão dele Na mira de petistas, o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), diz que só cumpriu o regimento ao marcar reunião sobre a cassação de João Paulo Cunha (PT-SP).

Segue... Segundo o peemedebista, outros partidos queriam discutir o tema já em janeiro, durante o recesso. "Eu disse não", afirma.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"No Rio, PMDB e PT foram um só corpo por sete anos, um centauro. Agora, cada partido se vê como homem e vê o outro como cavalo."

DO VEREADOR E EX-PREFEITO CARIOCA CESAR MAIA (DEM), sobre a disputa entre PT e PMDB para indicar candidatos próprios à sucessão de Sérgio Cabral.

contraponto


Transparência total
Em meio ao embate político entre PT e PSDB após as denúncias de formação de cartel em contratos do metrô de São Paulo, os petistas resolveram tratar com ironia as críticas dos tucanos ao vazamento de informações sobre o caso. Em sessão do Senado com o ministro José Eduardo Cardozo (Justiça), Wellington Dias (PT-PI) brincou:

--Se você quiser fazer um processo de que todo mundo tenha conhecimento, faça-o em segredo de Justiça!

Provocando risos nos colegas, o senador arrematou:

--É melhor pedir para que o processo seja público. Assim, ainda resta alguma chance de ele ficar reservado...

Nenhum comentário: