sexta-feira, janeiro 17, 2014

Melhoria no painel de controle - SERGEI SOARES

O GLOBO - 17/01

Em breve poderemos contar com informações mensais representativas para o Brasil sobre vários indicadores



Quando se dirige algo — de um carro a uma empresa — um bom painel de controle é fundamental. Apenas com evidências sobre a situação externa e o desempenho da máquina se pode traçar o melhor curso e modo de dirigir para chegar aonde se quer. Não é diferente quando se trata de uma sociedade inteira. A direção da sociedade brasileira — que cabe não apenas ao governo, mas a cada um de nós — será tanto melhor quanto melhor for o painel de controle que nos diz como e para aonde estamos indo.

Hoje, indicadores fundamentais no nosso painel de controle são a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) e a Pesquisa Mensal de Emprego (PME). As duas têm orientado ações por quase quatro décadas, e debates como aqueles envolvendo o desemprego ou o aumento e depois a queda da desigualdade foram travados em torno dos seus números. As histórias da Pnad e da PME se confundem com a história dos debates sobre as políticas sociais no Brasil.

Mas todas as histórias chegam ao fim. A Pnad e PME têm uma folha de serviços prestados à nação, mas serão agora substituídas por uma pesquisa melhor em todas as dimensões. A nova Pnad, ou Pnad Contínua, será apresentada à nação pelo IBGE hoje com várias melhorias.

Enquanto hoje temos informações mensais que cobrem apenas seis regiões metropolitanas, em breve poderemos contar com informações mensais representativas para o Brasil sobre vários indicadores. A Pnad Contínua também contém uma amostra representativa de todos os brasileiros que será seguida ao longo de um ano, o que permitirá o acompanhamento de indicadores que dependem da existência de múltiplas entrevistas. Finalmente, o esquema amostral na Pnad Contínua permitirá que se observe em maior detalhe o que ocorre no conjunto dos municípios médios e pequenos, até hoje um pouco negligenciados nos períodos intercensitários.

O resultado final é uma melhoria inequívoca no painel de controle da sociedade brasileira.

Mas a mudança não é indolor e o principal custo de melhoria do nosso painel de controle será a falta de comparabilidade. Os números da PME e da Pnad antiga não são comparáveis com os números da nova Pnad Contínua. Como sempre haverá aqueles que insistem em comparar o incomparável, o que devem encontrar?

Com relação ao emprego, provavelmente, as taxas de desocupação serão maiores na Pnad Continua. Isso porque ela cobre o interior do país — menos dinâmico que as regiões metropolitanas cobertas pela PME — e usa um questionário que mede melhor o subemprego.

Com relação a renda e pobreza, a Pnad Contínua tencionará medir melhor certas rendas não muito bem medidas na atual PNAD. Por outro lado, a nova Pnad Contínua irá amostrar de modo mais intenso o interior do país, no qual as rendas são menores. Acredito que a renda será maior e a pobreza, menor.

Todas estas comparações não mostram mudanças reais — para ver estas teremos que comparar PNAD Contínua com PNAD Contínua —, mas apenas o que se espera da mudança do instrumento. São o preço a pagar para melhorar nosso painel de controle.

Nenhum comentário: