sexta-feira, janeiro 17, 2014

COMANDO UNIFICADO - MÔNICA BERGAMO


FOLHA DE SP - 17/01

Com a bênção do papa Francisco, a ordem dos jesuítas no Brasil passará a um comando único a partir do ano que vem, quando será criado um provinciado nacional com sede em Brasília. O cargo de provincial-geral (superior dos jesuítas), similar ao que Bergoglio ocupou na Argentina, colocará um fim na divisão da ordem em três províncias administrativas no país: Meridional, Nordeste e Centro-Leste.

COMANDO 2
Em março, começa o processo de seleção do novo líder, quando os membros da Companhia de Jesus vão desenhar o perfil para o cargo. Um conselho de 30 representantes da ordem terá até setembro para preparar uma lista tríplice. Os nomes serão submetidos ao superior da congregação, em Roma, que fará a escolha. A posse será em 2015.

COMANDO 3
Padre Vicente Zorzo, provincial do Brasil Meridional, explica que "a determinação tem por objetivo tornar a instituição mais ágil no exercício da sua missão". Os jesuítas têm atuação forte na área de educação e administram universidades e colégios tradicionais em todo o Brasil.

TRANSPORTADORA
Miruna Genoino, filha de José Genoino, vai voltar a morar na casa dos pais, no Butantã. A mudança --que ela encara como um "sacrifício pessoal", segundo um amigo-- é para cortar sua despesa com aluguel e poder ajudar nos custos do pai em Brasília. Miruna está se mudando com o marido e os dois filhos pequenos. O ex-deputado alugou uma casa na capital federal para cumprir prisão domiciliar.

ROLEZÃO
A artista plástica Maria Bonomi, 70, e a galerista Maria Helena Peres, 55, foram agredidas pelo cliente de uma mesa ao lado, quando jantavam na terça-feira no Spot do shopping JK Iguatemi, em SP. A confusão começou quando elas pediram que os rapazes fizessem menos barulho. Foram surpreendidas com a reação de um deles, que as ofendeu com palavrões e em seguida virou uma garrafa de cerveja sobre a artista e um copo de sagu sobre a galerista.

ROLEZÃO 2
"Eles estavam aos berros. É gente mal-educada, mas com dinheiro para pagar conta", diz Bonomi, em referência ao público do shopping e do restaurante. "Infelizmente, o local não nos preservou dessa vulgaridade." Maria Helena diz que os funcionários "pareciam anestesiados". O rapaz, "visivelmente alterado", foi levado para fora pelo colegas. Procurado, o Spot não se manifestou.

DE PERTO
Sem alarde, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) visitou a mãe da menina Ana Clara Sousa, 6, que morreu em um incêndio criminoso em São Luís (MA), na semana passada. Juliane Santos, 22, está internada em um hospital de Brasília com 40% do corpo queimado. A secretaria cobrou das autoridades maranhenses a apuração imediata do caso.

EM DIA
A equipe do time de basquete do Flamengo, que estava com os salários atrasados há dois meses e meio, vai finalmente receber o pagamento. É que o patrocínio da TIM, no valor de R$ 8 milhões, entrou na semana passada. Segundo o clube, até o fim de janeiro a situação deve estar resolvida.

ATEMPORAL
O romance "Maíra" será a primeira obra do antropólogo Darcy Ribeiro a ser relançada pela Global Editora, em 14 de fevereiro. O livro terá posfácios do sociólogo Antonio Candido e do crítico Alfredo Bosi. A capa ficou a cargo do designer Victor Burton, vencedor do Prêmio Jabuti.

INFERNO DE NOVO
Os atores Barbara Paz e André Bankoff apresentaram anteontem duas sessões gratuitas da peça "Hell" na Mostra de Teatro Panorama Petrobras Distribuidora de Cultura, no Itaú Cultural, na avenida Paulista. As modelos Anna Herrera e Vitória Brugnera estiveram na plateia, assim como a designer Patrícia Petroni e o estilista Vladimir Thimóteo. O espetáculo tem direção de Hector Babenco, marido da protagonista.

SUINGUE TROPICAL
As cantoras Sandra de Sá e Paula Lima abriram a temporada do show "Baile do Bem", anteontem, em homenagem a Jorge Ben Jor e Tim Maia. Na mesma noite, Toni Garrido e Izzy Gordon subiram ao palco do Club A São Paulo WTC. O espetáculo com grandes hits dos mestres do suingue será apresentado durante todas as quartas-feiras de janeiro e fevereiro.

CURTO-CIRCUITO
A peça "Tribos", com Antonio e Bruno Fagundes, reestreia hoje, no teatro Tuca, às 21h30. 14 anos.

A Urban Arts comemora seu primeiro aniversário e abre hoje a exposição "As Flores do Alecrim", de Kaju.ink, na Vila Madalena.

Marcelo Jeneci se apresenta no Sesc Pompeia, de hoje a domingo, para lançar seu novo CD, pelo programa Natura Musical. 18 anos.

Nenhum comentário: