domingo, dezembro 08, 2013

Unanimidade - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 08/12

A oposição não está só. Os governistas também criticam a condução da economia. Acusam o ministro Guido Mantega (Fazenda) de errar na mão. Citam a perda de receitas com a desoneração seletiva; a intervenção excessiva na economia (preços da Petrobras, tarifas públicas e concessões); e o arbítrio na indenização de ativos do setor elétrico. Na incerteza, investidores pisam o pé no freio.

A ordem é evitar o esvaziamento
Os presidentes da Câmara, Henrique Alves, e do Senado, Renan Calheiros, têm um desafio pela frente. Para garantir que o "G-20 Parlamentar"," que ocorrerá no começo de junho no Brasil, não seja esvaziado, eles precisam fechar uma pauta que interesse a todos os participantes. Os Estados Unidos e a Europa boicotaram o encontro anterior, realizado no México. O tema foi a questão ambiental, inibindo os não signatários do Protocolo de Kyoto. "Temos que construir uma pauta multilatéral, que agregue, que não seja excludente" resumiu o senador Romero Jucá, que, como o deputado Cândido Vaccarezza, deve integrar a comissão organizadora.

"Até março o Mais Médicos vai ter 13 mil médicos. Já temos 6,5 mil. Se precisar, vamos ampliar o convênio com o Ministério da Saúde de Cuba"
Alexandre Padilha
Ministro da Saúde

Na trilha de Lula
A presidente Dilma reservou o dia 19 para ir a São Pauio. Ela vai celebrar o Natal com os catadores de papel e a população de rua, tradição herdada de seu anteçessor. O ex-presidente Lula, como nas vezes anteriores, deve acompanhá-la.

Promoção
No terceiro mandato na Câmara, o deputado Vicentinho (SP) é o nome mais forte para suceder â José Guimarães (CE) na liderança da bancada. Foi duas vezes presidente da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo,
sucedendo ao ex-presidente Lula. A discrição é a principal característica em dez anos de mandato.

Servindo em fatias
O governo Dilma segue a cartilha de Maquiavel para faturar com o PAC Mobilidade. Depois de ter anunciado obras do programa em várias capitais, chegou a vez de levar a boa-nova para Belo Horizonte. A festança será nos próximos dias.

Só pensa nisso
A ministra Marta Suplicy (Cultura) tem mandado emissários ao Ministério da Educação para saber tudo sobre andamento de programas, orçamento, meta e medidas a serem anunciadas. Como a pasta deve vagar, já que Aloizio Mercadante vai para a Casa Civil ou a coordenação da campanha da presidente Dilma, a petista está se preparando.

Ela tem a força
O ministro Aloizio Mercadante teve que voltar antes de viagem à Espanha, semana passada. Viajou quarta-feira para lançar livro e lá ficaria até domingo. Mas a presidente Dilma determinou que voltasse para as reuniões com PMDB e PP.

Dando as cartas
Candidato do Planalto ao governo de Pernambuco, o senador Armando Monteiro (PTB) ganhou poderes no Ministério da Integração. Diretores da Codevasf apresentaram a ele programas em andamento e prazos das obras.


O PMDB se entendeu em Goiás. O empresário Júnior, da Friboi, concorrerá ao governo, e o ex-governador íris Rezende, ao Senado.

Nenhum comentário: