domingo, dezembro 29, 2013

Trio do barulho - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 29/12

O presidente do Senado, Renan Calheiros, fecha o ano disposto a concorrer a um mandato de governador por Alagoas. O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira, e o do governo, Eduardo Braga, também vão disputar o governo de seus estados. Eunício, no Ceará; Eduardo, no Amazonas. Os três integram a cúpula peemedebista no Congresso e almejam o apoio do PT a seus projetos eleitorais. Tudo isso com um detalhe: em caso de derrota, continuarão senadores.

Logo, para alguns bons entendedores, não tem muita conversa: se o PT ficar com a Presidência da República para além desse mandato, é bom declarar logo apoio a esse trio nos respectivos estados e torcer para que sejam eleitos. Caso contrário, Dilma terá, na melhor das hipóteses, um final de 2014 para lá de complicado.

Juntos & misturados
Renan no papel de candidato a governador terá algo que não conseguiu nos anos 1990: o apoio de Fernando Collor de Mello, do PTB. Naquela época, quando era presidente da República, Collor rifou Renan para apoiar Geraldo Bulhões. Hoje, Collor apoia o PT para presidente e concorre a mais um mandato de senador, em dobradinha com Renan. São as voltas que o mundo dá.

Conversa de domingo
A desembargadora Neusa Alves, do Tribunal Federal Regional da 1ª Região, fala sobre o recorde de 3 mil processos julgados num único dia e de mecanismos capazes de tornar a Justiça mais ágil. Confira no site www.correiobraziliense.com.br

Berzoini na encruzilhada
Se o deputado Ricardo Berzoini quiser ser ministro das Relações Institucionais, terá que desistir de concorrer à reeleição na Câmara. Como ele não pretende ficar sem mandato em 2014, reforça ainda mais a posição de Ideli Salvatti. A ministra, por sinal, termina o ano em alta com a presidente, depois do Orçamento aprovado e a pauta-bomba represada. Só não se sabe se o mesmo ritmo será mantido no ano eleitoral.

Antídoto
Na hipótese de o ex-presidente Lula querer minar o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, em sua terra natal, a resposta já está pronta. Eduardo acusará o petista de querer evitar que um pernambucano chegue a presidente da República. Para quem é de lá, esse argumento pesa.

A bandeira de Paes
Vascaíno roxo, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, não aguenta mais olhar para a flâmula do time, assinada por Roberto Dinamite, que enfeita sua mesa de trabalho. Não será surpresa se, em 2014, a bandeira for para a gaveta. Sabe como é… A turma de São Januário anda meio cabisbaixa por causa da Segundona.

Renan Tiririca
Enquanto Renan Calheiros era recebido pela ministra Ideli Salvatti na sexta-feira, alguns deputados se divertiam na antessala com uma montagem que circula na internet. Sob o título “a primeira foto de Renan depois do implante”, aparece a foto dele com a peruca usada por Tiririca em suas apresentações circenses.

Por falar em…
…Ideli, ela viajou de avião de carreira para passar o Natal no Rio de Janeiro com os sogros e pagou a própria passagem. Fica de férias de 1º a 10 de janeiro.

Feliz ano-novo!!!
Amigos e leitores, hora do recesso. Uma semana para renovar energias. Vamos que vamos! Um 2014 de muita saúde, harmonia, menos violência, mais amor e respeito. Tudo de bom!

Nenhum comentário: