quarta-feira, dezembro 18, 2013

Sondando o mercado - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 18/12

Antes mesmo que viesse a público o rompimento da parceria entre Aécio Neves e o publicitário Renato Pereira, pessoas próximas ao presidenciável tucano procuraram Duda Mendonça, há cerca de 15 dias. O senador mineiro deve ter em breve uma conversa com o marqueteiro, responsável pela campanha de Lula em 2002. No Palácio do Planalto, o desembarque de Pereira foi comemorado. Para membros do governo, o publicitário dava um tom mais "moderado" ao discurso do PSDB.

Culatra Por outro lado, setores do PT temem que Renato Pereira se aproxime de Eduardo Campos (PSB), que ainda não bateu o martelo sobre sua equipe de marketing.

Significa? Causou perplexidade no governo de Pernambuco o fato de o Cerimonial da Presidência acomodar Campos atrás de Dilma Rousseff em evento ontem. A praxe é governador e presidente ficarem lado a lado.

Adeus O presidenciável do PSB aproveitou sua fala diante da presidente para, na leitura de aliados, admitir pela primeira vez que será adversário da petista em 2014. Ele disse que, provavelmente, era a última vez que recebia Dilma como governador.

Recado Campos também respondeu, de forma polida, à insinuação de que o crescimento do Estado depende só da União. Disse que parcerias são feitas com quem tem projeto e sabe planejar.

Modo avião Na hora em que Dilma iniciou sua fala na festa de Natal no Palácio da Alvorada, o celular de Joaquim Barbosa tocou e o presidente do STF demorou até conseguir desligá-lo. "Se fosse um de nós, estava exonerado", brinca um ministro.

Novos rumos No último fim de semana, José Serra (PSDB) demonstrou a aliados que cogita disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. O tucano sondou correligionários sobre um possível apoio a essa empreitada.

Sem freio 1 O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) agiu para que fosse mantida a exigência de que 100% dos carros novos tenham freio ABS e airbag frontal duplo a partir de 2014. Ele convenceu Dilma a manter a norma e discutiu o assunto com a Anfavea e o Sindipeças.

Sem freio 2 Ribeiro teve uma conversa dura com Luiz Moan, da Anfavea, na sexta-feira passada. Chamou a pressão do setor para adiar a exigência de "indevida" e disse que o governo não voltaria atrás. Ele chegou a cogitar soltar uma nota pública contrapondo Guido Mantega (Fazenda), que defendeu o adiamento, mas desistiu.

Fim... No fim de sua gestão no Ministério Público Federal, em junho, Roberto Gurgel e sua mulher, a subprocuradora Claudia Sampaio, pediram o arquivamento de dois inquéritos que tramitavam no STF contra Alfredo Nascimento e Valdemar Costa Neto, ambos do PR.

... de caso Ontem, o relator do caso no STF, Ricardo Lewandowski, acolheu o pedido do MP. Os inquéritos visavam apurar o suposto envolvimento de ambos em irregularidades no Ministério do Trabalho durante a gestão de Nascimento. A decisão deve ser divulgada hoje.

Solução Walter Feldman (PSB-SP) esteve ontem com Gilmar Mendes, relator no TSE do processo de perda de mandato aberto contra ele pelo Ministério Público Eleitoral por infidelidade partidária. O deputado consultou o ministro em busca de uma saída para devolver o mandato ao PSDB, partido pelo qual foi eleito, sem renunciar.

Mídia O jornalista Gilberto Dimenstein deixou o Conselho Editorial da Folha, em comum acordo com o jornal.

com ANDRÉIA SADI e BRUNO BOGHOSSIAN

tiroteio
"Os discursos amigáveis de Dilma e Campos revelam: há poucas diferenças nas práticas políticas da presidente e do governador."

DO DEPUTADO ESTADUAL DANIEL COELHO (PSDB-PE), aliado de Aécio Neves, sobre o encontro de Dilma Rousseff e Eduardo Campos ontem, em Pernambuco.

contraponto


Dentro das quatro linhas
Em discurso durante evento do governo paulista na manhã de ontem, o secretário José Anibal (Energia) cumprimentou os vereadores Floriano Pesaro (PSDB) e Antonio Goulart (PSD), que estavam a seu lado no palco.

--Os dois jogam no mesmo time --disse Anibal.

Diante de protestos de Pesaro, Anibal sorriu e esclareceu que cada vereador torcia para um time: um para o Corinthians e outro para o Palmeiras. Goulart não quis deixar dúvidas sobre suas preferências:

--Saudações corintianas! --disse ao iniciar seu discurso, arrancando aplausos da plateia.

Nenhum comentário: