domingo, dezembro 01, 2013

Sinal verde - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 01/12

A ministra Izabella Teixeira pode deixar o Meio Ambiente na reforma ministerial. Ela tem projetos próprios e propostas de atuar na área internacional. Izabella conversou sobre isso com a presidente Dilma, na quinta-feira, no Planalto. Não há nada decidido, e a ministra nega. Mas sua vaga pode ajudar numa reforma que deve abrigar novos partidos que se incorporaram ao governo.

Em busca da imagem ideal
Os petistas estão atentos aos resultados de pesquisas qualitativas das últimas semanas. Na contramão da lógica política atual, de que os eleitores estão com sede de novidades, elas indicam que o ar jovem do senador Lindbergh Farias (PT-RJ) não agrega tanto. Há entrevistados que questionam sua maturidade e sugerem que ele precisa de uma experiência política mais ampla para governar o Rio. Elas mostram ainda que o fato de ele ter sido o líder dos caras-pintadas na década de 90 gera preconceito nos maiores contingentes de eleitores, nas classes C e D. Mas que essa passagem de sua trajetória política o favorece entre os eleitores das classes A e B.




"Em junho de 2008, o prefeito Eduardo Paes tinha 4% e ganhou a eleição na cidade do Rio. O Fernando Gabeira tinha 8% e foi para o segundo turno"
Leonardo Picciani
Deputado federal (PMDB), sobre a candidatura do vice Luiz Fernando Pezão ao governo do Rio

Reforma à vista
O governo decidiu fazer mudanças na estrutura de vice-líderes na Câmara. São oito deputados de partidos aliados, sendo que a maioria não tem atribuição alguma. O quadro será reduzido à metade e melhor definidas as funções.

Tchau e benção
O deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR) está com os dias contados na vice-liderança do governo. Pesam contra ele o fato de ter sido relator do processo do mensalão (2005) e as dificuldades que o PT enfrenta no Paraná. Serraglio é o presidente do PMDB no estado e tem facilitado uma aliança para reeleger o governador Beto Richa (PSDB).

A vida como ela é
Petistas com cargos no governo Sérgio Cabral respiraram aliviados com o pedido do ex-presidente Lula para o partido não sair agora. Ficariam sem emprego em dezembro, mês de Natal e do pagamento do 13º salário.

Intervenção nas entidades e clubes
Deputados querem intervir e ditar regras na CBF e nos clubes. Criaram a CPI da CBF com o objetivo de limitar, por exemplo, a reeleição de presidentes de clubes dos quais não são sócios. A renegociação de dívidas justificaria a intromissão. Embora o mesmo não tenha sido defendido em relação às empresas que aderiram ao Refis.

Ofensiva pernambucana
A ministra Ideli Salvatti (Relações Insitucionais) e o senador Armando Monteiro (PTB), candidato do Planalto ao governo de Pernambuco, estão montando agenda de eventos para a presidente Dilma em território de Eduardo Campos (PSB).

QI
A bancada do PMDB de Minas Gerais levou ao vice-presidente Michel Temer o nome do deputado Silas Brasileiro para substituir o ministro Antônio Andrade (Agricultura) na reforma que o Planalto fará em janeiro.

A MÁFIA DA ESTRELA 2
O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) lançará quarta-feira, na Câmara, livro sobre o julgamento do mensalão.



SURPRESA! O PT organiza festa para a presidente Dilma. Seu aniversário é dia 14 de dezembro, no encerramento do congresso do partido

Nenhum comentário: