domingo, dezembro 29, 2013

Réveillon em Brasília - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 29/12

Dilma Rousseff despachou com Gleisi Hoffmann antes de partir para o recesso na Bahia. Dentre as recomendações, uma taxativa: nada de férias agora para ministros que tenham responsabilidade de dar respostas aos desastres naturais, como as chuvas no Espírito Santo e em Minas. Estão no grupo Alexandre Padilha (Saúde), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia), Francisco Teixeira (Integração Nacional) e Miriam Belchior (Planejamento).

Castigo 1 Também estão suspensas, por enquanto, as folgas dos ministros responsáveis por serviços essenciais durante as festas de fim de ano e início das férias.

Castigo 2 É o caso de Moreira Franco (Secretaria de Aviação Civil) e de José Eduardo Cardozo (Justiça), cujas pastas são responsáveis por cuidar dos aeroportos e da segurança nas rodovias federais, respectivamente.

Doação Rubens Menin, dono da MRV, uma das maiores construtoras do país, acertou no fim da semana com o governador Renato Casagrande (PSB-ES) que, quando as águas das enchentes baixarem, vai doar material de construção necessário à reconstrução das cidades.

Interesses A empreiteira não fixou limites para a doação, que incluirá materiais como tijolo, cimento e telhas. A MRV tem empreendimentos imobiliários espalhados por várias cidades do Estado, o mais atingido até aqui pelas chuvas de verão.

Para já A Casa Civil deve enviar ainda esta semana ao Tribunal de Contas da União os esclarecimentos pedidos pela ministra Ana Arraes sobre os arrendamentos do porto de Santos (SP) e de vários terminais portuários no Pará.

Para depois Já a objeção à contratação da EBP (Empresa Brasileira de Projetos), ligada a bancos, para fazer projetos sobre concessões será respondida pela Secretaria dos Portos em fevereiro, após recesso do TCU.

Tamo junto Dilma aceitou prorrogar a Comissão Nacional da Verdade e disse ao grupo que reivindique tudo o que precisa do governo para executar seu trabalho.

É com vocês Mas a presidente deixou claro que cobrará do grupo um relatório consistente das investigações no final do novo prazo.

Ilustre O escritor Ariano Suassuna, 86 anos, recuperado de infarto sofrido em agosto, colabora na elaboração da política cultural e educacional para o esboço de programa de governo de Eduardo Campos (PSB) à Presidência.

Gerações Suassuna, que foi secretário de Cultura de Campos e hoje é seu assessor especial, pretende resgatar, no texto, ideias do Movimento de Cultura Popular, do primeiro governo de Miguel Arraes, nos anos 60, que reunia nomes como Paulo Freire e teve apoio de Darcy Ribeiro, então ministro da Educação.

Palanque O escritor paraibano também promete ir para a rua fazer campanha para o neto João Suassuna, que será candidato a deputado federal pelo PSB de Pernambuco.

De dentro O economista Mansueto Almeida, dos quadros do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), vinculado ao Ministério da Fazenda, colabora na formulação da proposta econômica do presidenciável tucano Aécio Neves (MG).

Complicou O governo adiou para o primeiro trimestre a votação do projeto de lei que amplia os benefícios para quem participa do Simples, sistema de recolhimento integrado de impostos e contribuições de empresas com receitas de até R$ 3,6 milhões.

Onde pega A medida, que tramita no Congresso, causaria perdas imediatas na arrecadação de tributos justamente no momento em que o governo se esforçava para dar sinais de austeridade fiscal para encerrar o ano.

Tiroteio

Pimentel cuida de tudo, menos de acelerar o PIB e reduzir o deficit externo. Em Minas, por votos, distribui trator e usa o drama da chuva.

DE MARCUS PESTANA (PSDB-MG), deputado federal, sobre o ministro do Desenvolvimento, pré-candidato ao governo, que visitou Minas com Dilma.

Contraponto

Cada um na sua

Conhecedor de uísque, o ministro aposentado do STF Sepúlveda Pertence, hoje de volta à advocacia, recebeu certa vez de presente uma garrafa especial.

-Pertence, trouxe para você um uísque fabricado no Japão -anunciou o amigo.

Pertence olhou ressabiado para a garrafa e disse:

-Você tem certeza que é bom?

O amigo assegurou a qualidade do uísque. Ainda assim, o ministro saiu pela tangente:

-Vamos fazer o seguinte: se você conseguir comprar um bom transistor escocês, eu prometo que tomo uma dose desse seu uísque japonês.

Nenhum comentário: