quarta-feira, dezembro 04, 2013

REDE FURADA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 04/12

Uma pessoa que compartilha comentários ou notícias ofensivas no Facebook pode ter que pagar indenização à pessoa que se sente atingida. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça de SP.

PARA TODOS
O desembargador José Roberto Neves Amorim, relator do processo, diz que a decisão é inédita. E afirma que ela será recomendada como jurisprudência, para que seja aplicada em casos semelhantes que cheguem ao tribunal.

FALA SÉRIO
A disputa envolveu um veterinário acusado de negligência no tratamento de uma cadela que seria castrada. A informação, não comprovada, foi compartilhada e "curtida" na rede por duas mulheres que foram condenadas a pagar R$ 20 mil. "Há responsabilidade dos que compartilham mensagens e dos que nelas opinam de forma ofensiva", diz Amorim. Para ele, o Facebook deve "ser encarado com mais seriedade e não com o caráter informal que entendem as rés".

TÁ TUDO CERTO
O governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB-PE) minimiza o fato de aparecer atrás de Marina Silva e até mesmo de ter caído na pesquisa Datafolha divulgada no domingo.

"Ninguém está olhando para política agora", diz. "O brasileiro está pensando nas férias, nas contas, no IPTU."

HEGEMONIA
Rui Falcão, presidente do PT, deve se reunir hoje com o secretário-geral da legenda, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que concorreu com ele pelo comando do partido. Em pauta, a decisão do grupo de Falcão de ocupar os principais cargos da executiva, deixando de fora a corrente Mensagem ao Partido.

PAPA POP
O total de turistas estrangeiros que desembarcam no Brasil já chegou a 6 milhões neste ano. O recorde, segundo a Embratur, deve-se principalmente à Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho.

No ano passado, o país recebeu 5,6 milhões de visitantes de outros países.

SEM CHORO
O técnico da seleção, Luiz Felipe Scolari, prevê de dois a três grupos da morte ao final do sorteio dos jogos da Copa de 2014, no próximo dia 6. "Vai ter muita gente chorando", disse ele. Quanto aos adversários do Brasil, o treinador afirma não ter preferências. "O negócio é ser campeão e pronto." Ao receber o troféu de personalidade do ano no esporte, conferido pela revista "IstoÉ", anteontem, Felipão prometeu erguer a taça do "hexa".

DE LUTO
Marcelo Odebrecht, presidente da Odebrecht, empresa responsável pela construção do Itaquerão, disse à coluna que o acidente que resultou na morte de dois operários na semana passada foi uma fatalidade. "Até então, a obra era impecável em termos de segurança", afirma.

DE LUTO 2
Questionado sobre os desdobramentos do episódio, Odebrecht diz que "o momento agora é de cuidar das famílias enlutadas".

FIRME E FORTE
Fábio Porchat promete continuar firme na malhação para perpetuar a versão "slim" (esbelto) de campeão do quadro "Medida Certa" do "Fantástico". Para manter os 82 kg --estava com 98 kg quando começou o programa--, ele vai contar com uma "personal trainer" indicada pelo preparador físico Marcio Atalla. "Modifiquei totalmente meus hábitos e passei a achar tempo para me exercitar. Isso não vai mudar."

ESSA CARA É MINHA
Roberto Carlos diz se lembrar "de tudo" da época em que foi a primeira celebridade a estampar a capa da "Contigo!", em 1966.

"Eu tinha o quê? Uns 25 anos? Olhe só como eu estava bonito", disse, ao folhear a edição. "Agora nem botox resolve!" A revista, naquele tempo, colocava só imagens de fotonovelas na capa. E o cantor emplacou 13 delas em cinco anos. Agora, estampa a edição de aniversário de 50 anos da publicação, que circula hoje.

LOUCA POR VOCÊ
Claudia Raia e o namorado, Jarbas Homem de Mello, estrearam anteontem o musical "Crazy for You", no Complexo Ohtake Cultural. Os atores Frederico Reuter, Cristina Mutarelli e Luana Zenun assistiram ao espetáculo, dirigido por José Possi Neto.

CARTAS ABERTAS
A produtora teatral Lulu Librandi recebeu convidados no lançamento do livro "Quando o Carteiro Chegou... Mensagem a Isaurinha Garcia", anteontem, no MIS. Os dramaturgos Zé Celso Martinez Corrêa e Leilah Assumpção e as cantoras Adyel Silva e Alaíde Costa foram ao evento.

CURTO-CIRCUITO
A final do FaapModa, concurso de novos designers, é hoje, às 20h, no teatro Faap. A atriz Mariana Ximenes será a apresentadora.

A feira Art Basel Miami, com a participação de artistas brasileiros, começa hoje.

Willy Haas Filho, diretor de comercialização da Globo, será premiado hoje pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade, em Porto Alegre.

Cartier e Montecristo Joalheria lançam hoje o relógio Tank MC, às 19h, no shopping JK Iguatemi.

Nenhum comentário: