segunda-feira, dezembro 02, 2013

Para inglês ver e aplaudir - OCTÁVIO COSTA

BRASIL ECONÔMICO - 02/12

A revista britânica "The Economist" acompanha com lupa aguçada tudo o que acontece na economia brasileira. Nas semanas de bom humor, tece elogios rasgados e aponta como uma das principais opções de investimento no mundo. Mas quando está de má vontade, seus editoriais baixam o sarrafo na equipe econômica de Dilma Rousseff e na própria presidente. Há menos de um mês, em reportagem de capa, acusou o Planalto de ter perdido a janela de oportunidade para realizar reformas essenciais quando o Brasil navegava ao largo da crise internacional. Chegou a pedir a cabeça de Guido Mantega.

Na edição desta semana, "The Economist" anima-se com os resultados dos recentes leilões de concessões e afirma que o setor de infraestrutura começa a decolar. A revista ressalta, porém, que quem vive de altos e baixos é o Brasil, e não os redatores de Sua Majestade.Os jornalistas de Fleet Street não deixam de ter razão. Na primeira rodada de licitação de rodovias, ficou encalhada a BR que liga o Espírito Santo ao parque siderúrgico de Minas Gerais. Os possíveis interessados torceram o nariz para as condições do edital. Reagiram principalmente à parceria com o DNIT, a quem caberia as obras de duplicação. Também era ponto negativo, nas discussões preliminares, a taxa de retorno, considerada muito baixa. Em outra frente, no leilão da área de pré-sal de Libra, houve um muxoxo quando as grande irmãs do petróleo norte-americanas não se candidataram à disputa. Comentou-se que não estavam dispostas a aceitar o regime de partilha da produção com a Petrobras. E muita gente temeu pelo pior.

Mas veio o leilão de Libra e tudo deu certo, graças à participação dos franceses da Total e das petroleiras chinesas. A primeira outorga do pré-sal custou aos interessados R$ 15 bilhões. Em seguida, foi realizado o certame pela concessão do aeroporto Galeão-Tom Jo-bim, com vitória da Odebrecht e da operadora do aeroporto de Cingapura, por surpreendentes R$ 19 bilhões e ágio de 294%. Nessa fase de maré montante, pouco dias depois a Odebrecht arrematou a gestão dos 855 kms da BR-163 no Mato Grosso, comprometendo-se com valor de pedágio 50% inferior ao preço-base. Com sua oferta, a empreiteira baiana derrotou seis rivais de porte. No próximo dia 27 de dezembro, será realizado o leilão dos quase 900 kms da BR-040, que liga o Distrito Federal a Juiz de Fora, passando pelo arco metropolitano de Belo Horizonte. Trata-se do filé mignon das concessões rodoviárias. E grandes grupos como Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez e Invepar já dão a entender que farão de tudo para impedir nova vitória da Odebrecht.

O programa de concessões, de fato, deslanchou. Isso aconteceu, na opinião da revista inglesa, porque Dilma Rousseff admitiu que "o Estado sozinho não pode consertar a longamente negligenciada infraestrutura do Brasil". A presidente pensa diferente e garante que seu governo oferece projetos jamais vistos no passado. Já o presidente da petroleira BG para a América do Sul, Nelson Silva, em entrevista ao Brasil Econômico, tem explicação mais simples: nosso país atrai investimentos porque oferece respeita os contratos. Enquanto o Brasil amplia o leque de ofertas para o setor privado, a Venezuela tabela lucros das empresas e a Bolívia torna obrigatório o pagamento do 14º salário. Os grandes investidores, portanto, não têm que pensar duas vezes.


SOBE E DESCE

Sobe

Ações da Petrobras dispararam com alta de 6% na sexta-feira. A valorização foi atribuída à reunião do conselho, sobre o aumento dos combustíveis, e à entrada de investidores estrangeiros. Graça Foster é presidente da Petrobras.

Desce

O líder do Solidariedade na Câmara Federal, Fernando Francischini, enviou ao comando da legenda pedido de afastamento do deputado estadual Gustavo Perrella. Helicóptero do político transportava 445 kg de cocaína.

Nenhum comentário: