quinta-feira, dezembro 26, 2013

O Mágico de Oz - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 26/12

O ministro Guido Mantega andou prometendo que ia acabar com, digamos, a chamada contabilidade criativa, uma maneira de empurrar para baixo do tapete certos números incômodos.
Mas, segundo um economista amigo da coluna, a mágica voltou nesta injeção bilionária do BNDESPar e do FGTS na Odebrecht para “privatização” do Galeão.

É que...
Segundo ele, a grana que a Odebrecht paga pela concessão do aeroporto entra como receita do Tesouro.
Mas os recursos que o Tesouro, via BNDES etc., repassa para a empreiteira não entram nas despesas da União.

Recesso na Bahia
Dilma viaja hoje para a base de Aratu, na Bahia, onde fica até o dia 5.
Deixou de prontidão os ministros Francisco Teixeira, Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilha para acompanhar os desdobramentos das chuvas no Espírito Santo e em Minas.

Por falar em Dilma...
Além dela, outros brasileiros vão participar do Fórum Mundial de Davos, uma espécie de Casa do Saber dos vips dos vips.
Estarão nos debates, agora em janeiro, Eduardo Campos, Sérgio Cabral, Jaques Wagner, Antonio Anastasia, Geraldo Alckmin, Luciano Coutinho e Alexandre Tombini.

Longe do Brasil
A observação é de um parceiro da coluna. Em tempos de invasão brasileira em Nova York, o pessoal de lojas, museus e até carrocinhas de cachorro-quente se esforça para falar português. Menos a chilena TAM.
As atendentes no embarque da voadora no Aeroporto John Kennedy só falam espanhol e inglês.

Político exportação
O Brasil acaba de “exportar” um... político. Aliás, uma política.
Michele Marques Feijoe, funcionária da prefeitura de Copenhague, foi eleita vereadora, por voto direto, para quatro anos de mandato em Gladssaxe, nos arredores da capital da Dinamarca. Casada com um dinamarquês, ela tomou posse dia 12.

Tô fora!
O cantor Will.i.am, do Black Eyed Peas, não vai mais participar do réveillon de Copacabana.
Ele não concordou que o show fosse transmitido. É que o evento será exibido, pela FOX, nas TVs dos EUA e de países da América do Sul.

Nova vida
Veja que legal. Em parceria com a ONG Rio de Paz, a construtora PDG está montando um canteiro-escola na Favela do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, onde vai formar pedreiros, ladrilheiros, pintores e mestres de obras.
Numa experiência piloto, já foram formados, somente este ano, cem profissionais para a construção civil.

Segue...
Do total de alunos, 20% abandonaram o tráfico de drogas.
O projeto tem ajuda do Seconci-Rio.

Sabatina municipal
Eduardo Paes fará o seu terceiro hangout, uma espécie de sabatina on-line, na segunda quinzena de janeiro. O tema será educação.
A lista de convidados ainda está sendo discutida. Mas a ideia é chamar os principais críticos à gestão municipal.

Não é o diretor
Diferentemente do que saiu aqui, terça passada, o maestro Roberto Minczuk não é mais o diretor artístico do Teatro Municipal do Rio.
Ele deixou o cargo em 2011.

‘Vai e vem’ do Noca!
Noca da Portela, 81 anos, e seus parceiros fizeram um samba, digamos, safadinho para o bloco Bafafá, de Ipanema. Faz menção ao Bola Preta, cujos músicos animam o Bafafá, e a João Roberto Kelly, padrinho do bloco.
“Pega a viola que lá vem o Bola Preta/Cai de boca na chupeta... neném/É na marchinha do mestre João/Que o povão vai num vai e vem.”

Nenhum comentário: