terça-feira, dezembro 10, 2013

Mudanças inadiáveis - EDITORIAL ZERO HORA

ZERO HORA - 10/12

As instituições e seus eventuais ocupantes dispõem de um diagnóstico preciso das demandas mais urgentes dos brasileiros em pesquisas recentes realizadas pelos institutos Datafolha, Ibope e MDA. No conjunto, o que prepondera é a frustração com as carências em áreas essenciais, como saúde e segurança, e a preocupação generalizada com a corrupção. Apressadamente, pode-se concluir que as pesquisas indicam o que é óbvio. Se examinadas com cuidado, dão a dimensão da importância de cada questão e oferecem subsídios para que, se de fato desejarem, as autoridades se mobilizem em busca de soluções.
É crescente, como se vê, a insatisfação com a incapacidade dos governos de corresponder às necessidades básicas. Um exemplo: 87% dos entrevistados em todo o país consideram baixa ou muito baixa a qualidade dos postos de saúde e dos hospitais. O assustador é saber que, apesar desse alto índice, não há nenhum movimento inovador no sentido de reverter uma situação que não é apenas precária _ é desrespeitosa e degradante.
Fica evidente nas amostragens que a população estabelece uma relação entre a inépcia do setor público e os desperdícios e a corrupção. Pesquisas como essas constrangem o imobilismo de governos, de parlamentares e de outras esferas de poder. É inaceitável que um país com tantas potencialidades, e que corrigiu muitas de suas imperfeições da área econômica, seja incapaz de enfrentar com a mesma determinação os desafios das demandas sociais. É sintomático que o eleitor pesquisado defenda reformas estruturais na política e identifique os próprios políticos como alvos dos protestos de junho. O principal elemento presente nos levantamentos é um inquestionável desejo de mudanças, que precisará ser captado pelos pretendentes a cargos públicos e fazer parte dos seus compromissos.

Nenhum comentário: