sábado, dezembro 14, 2013

Mantega desautorizado - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 14/12

A ministra Gleisi Hoffmann (Casa Civil) está ligando para líderes no Congresso, avisando que o ministro Guido Mantega não fala pelo governo. Ela tenta contornar o mal-estar gerado por Mantega, ao defender que seja adiada a obrigatoriedade de airbags e freios abs nos carros. “O governo não tem decisão fechada, não bateu o martelo”, disse Gleisi, ontem, ao deputado Hugo Leal (PROS-RJ). 

Esquizofrenia judicial 
Políticos de todos os partidos estão chocados e preveem o caos se o STF proibir o financiamento eleitoral pelas empresas. O cientista político Paulo Kramer resume a perplexidade: “Eles desmontaram o que existe sem dizer o que vai ficar no lugar”. Os políticos afirmam: “O Supremo quer mudar a forma de financiamento sem mudar a forma de disputar eleições”. O custo das campanhas e da propaganda na TV vai continuar crescendo, mas as principais fontes de receita estão sendo colocadas fora da lei. Os especialistas avaliam que a decisão vai estimular o “festival de denuncismo” e o “caixa 2” Em 2010, a campanha da presidente Dilma custou R$ 176 milhões. 


“Às vezes, é preciso uma vanguarda iluminista para empurrar a história. É isso que legitima nosso papel” 
Roberto Barroso 
Ministro do STF, ao votar para proibir que as empresas financiem as campanhas eleitorais 

A dieta do vice 
O vice-presidente Michel Temer aderiu a uma nova dieta: “Não como mais nada que tenha olhos”. Conta que estava almoçando com um amigo que segue a dieta vegana e que, sensibilizado, aderiu à filosofia. 

Café com leite 
O tucano Aécio Neves ainda não definiu quem será o vice na sua chapa à Presidência. Mas relata que “o ex-presidente Fernando Henrique defende que o lugar seja ocupado por um político de São Paulo filiado ao PSDB”. Aécio confirma que o nome é o do senador Aloysio Nunes Ferreira. Para FH, Aécio precisa ter uma base forte no maior colégio eleitoral do país. 

Bico fechado 
Eles estão na mesma cela na Papuda (DF): Valdemar Costa Neto, José Dirceu, Delúbio Soares, Bispo Rodrigues e Jacinto Lamas. A um amigo, Valdemar contou que passa o dia calado. Os presos estão satisfeitos com as instalações. 

Retrabalho 
Na onda da exumação do corpo do ex-presidente João Goulart, a Câmara criou uma comissão para investigar a morte do ex-presidente Juscelino Kubitscheck. Comissão semelhante há 12 anos, em 2001, concluiu: “Não há qualquer indício ou evidência que justifique a tese de assassinato. O acidente que o vitimou restringiu-se a fatalidade”. 

Retrato 
O Vox Populi fechou pesquisa (8 e 9/12) na ilha de São Luís, 22% do eleitorado do Maranhão. O candidato ao governo do PCdoB, Flávio Dino, lidera com 38,5%. Luiz Fernando, candidato da governadora Roseana Sarney (PMDB), tem 28,2%. 

Sucessão potiguar 
Sem disposição para concorrer ao governo do Rio Grande do Norte, o ministro Garibaldi Filho (Previdência) tem atuado pela indicação do ex-senador Fernando Bezerra. O nome agrada ao PT, que indicará Fátima Bezerra ao Senado. 

ABACAXI para o PT descascar: os programas de TV regionais do partido, em fevereiro, no Rio e no Ceará, terão ou não a presidente Dilma?

Nenhum comentário: