domingo, dezembro 08, 2013

Jovem não tira emprego - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 08/12

Em reunião fechada sexta, técnicos do Ipea discutiram o emprego de jovens no Brasil. Veja que legal: 95% dos
trabalhadores demitidos são substituídos por outros da mesma faixa etária. Ou seja, diferentemente do que ocorre em muitos países, aqui é mais rara a maldade de trocar um operário velho por um mais novo, geralmente com salário menor.

Caveira de burro
Sabe o terreno em Guaratiba, no Rio, onde a Igreja tentou, sem sucesso, erguer o Campus Fidei para a missa do Papa Francisco durante a JMJ?
Eduardo Paes prometeu fazer ali um bairro popular e pediu um parecer ao Instituto de Arquitetos do Brasil. Pois bem. O estudo ficou pronto e não recomenda o tal bairro ali.

Adeus, Lenin!
O programa do PCdoB na TV, na semana passada, em momento algum usou a palavra socialismo.

O Velho, a biografia
O historiador Daniel Aarão Reis Filho entrega esta semana à Companhia das Letras os originais da biografia do líder comunista Luiz Carlos Prestes.
Foram quatro anos e meio de pesquisas.

Procura-se
Veja a imagem deste barbudo feita em 1968, no cortejo fúnebre do estudante Edson Luís, morto pela ditadura, no antigo restaurante do Calabouço. Foi filmada pelo crítico José Carlos Avellar e incluída no longa “O fundo do ar é vermelho”, do francês Chris Marker.

Patrícia Machado e Thais Blank, que fazem doutorado na ECO-UFRJ, buscam identificar este e outros personagens anônimos, que foram para as ruas em 1968.

Drible em espanhol
O escritor mexicano Juan Pablo Villalobos se encantou com “O drible”, romance do coleguinha Sérgio Rodrigues, editado pela Companhia das Letras.
Vai traduzi-lo para o espanhol e indicar para editoras na Espanha e no México.

A volta de Ana
Depois de dez anos sem filmar, Ana Carolina, a polêmica diretora, lança, dia 19 agora, “A primeira missa”, inspirado no famoso quadro de Victor Meirelles.
A pré-estreia será em Lisboa. O filme, que tem participação especial de Fernanda Montenegro, será lançado no Brasil em março de 2014.

Corte de custos
Está causando o maior rebuliço dentro dos Correios o Boletim Interno 150, publicado em agosto. É que nas recomendações de corte de custos passadas aos funcionários está uma que diz: “Não conversar ou permitir conversas com serventes.”
E o boletim acrescenta: “Isso, além de atrasar os trabalhos, tira a atenção ao serviço.”
Há controvérsias. 

Vende-se
Sabe este belo prédio projetado pelo escritório alemão Schmidt & van Dorp, perto do Palácio Guanabara, onde
funcionou por 31 anos o Consulad da Alemanha? 
Os alemães pensam em colocar o imóvel, preservado pela Apac Laranjeiras, à venda. O consulado vai para o prédio da Maison de France, no Centro, que se chamará Casa da Europa.

Diário de Justiça
Um carioca, de 44 anos, entrou na Justiça para tentar provar que é filho de um grande empresário do ramo de ônibus do Rio.
O processo, aberto em outubro, está com a juíza Maria Celeste Pinto de Castro Jatahy, da 4ª Vara de Família do Rio.

O herdeiro
A Queiroz Galvão, que anda com a bola toda, tem interesse em assumir o espólio do parque Terra Encantada, na Barra, no Rio, que estava sendo negociado com Eike Batista.
O projeto da empreiteira seria em parceria com a RJZ Cyrela.

Menino do Rio
Harvey Keitel, o ator americano que está no Rio para filmar um episódio do longa “Rio, eu te amo”, já está super à vontade na cidade.
Virou fã das lojas de sucos e está louco pelo açaí.

Cena carioca
Outro dia, na Praia de Ipanema, na altura da Rua Farme de Amoedo, um ambulante apareceu vendendo batata chips. E anunciava:
— Batata a R$ 1. O caminhão virou, não é roubada.
É. Pode ser.

Nenhum comentário: