segunda-feira, dezembro 09, 2013

JOIA RARA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 09/12

Jade debutou como modelo ao mesmo tempo em que festejava seus 15 anos em novembro. Filha da designer Elisa Stecca, ela posou para o primeiro ensaio profissional para a grife de joias da mãe.

"Cada um apresenta a filha à sociedade como sabe. O meu jeito foi escolher a Jade como rosto do catálogo de verão", diz Elisa, que usou apenas metal nas criações. "Ela é a pedra preciosa da coleção."

NO MESMO LUGAR
A presidente Dilma Rousseff está sofrendo pressão de ministros que não querem deixar o cargo antes de abril. Entre outros está Alexandre Padilha, da Saúde, e Fernando Pimentel, do Desenvolvimento. Candidatos ao governo em São Paulo e Minas Gerais, eles não querem perder a vitrine do governo federal.

PRESENTE
A presidente, no entanto, está inclinada a fazer a reforma de sua equipe de uma só vez. E já marcou data para se debruçar quase que exclusivamente sobre o tema: o próximo sábado, 14 de dezembro --dia de seu aniversário.

INTERVALO
Pelos planos iniciais, Dilma intensifica as negociações partidárias até dezembro. Sai de férias, reflete, volta a Brasília no dia 6 de janeiro e anuncia a sua decisão.

TCHAU, DILMA
A vontade de mudar todo o ministério de uma vez decorre de uma constatação: quase nenhum ministro candidato trabalha às sextas-feiras, por exemplo. Todos viajam às suas bases eleitorais. Estão no governo, mas com a cabeça longe de Brasília.

PODE SER
E Dilma deu sinais de que Aloizio Mercadante, da Educação, pode mesmo ocupar a Casa Civil em 2014.

Ele, por sinal, é um dos poucos que, em geral, ficam às sextas na capital.

SEM FALTA
Um auxiliar direto do secretário Herman Voorwald, da Educação de SP, impôs importante derrota ao governo de Geraldo Alckmin: ele desempatou a favor dos professores, numa votação do conselho da pasta, proposta que permite aos profissionais ter até 16 faltas anuais, sem que elas contem pontos negativos quando buscam promoção. Até então o teto era de seis faltas.

SEM FALTA 2
João Cardoso Palma Filho, que era secretário-adjunto de Voorwald, foi exonerado. "Pedi demissão", afirma. Das 16 faltas, dez podem ser ausências para que o profissional vá a reuniões sindicais. A secretaria diz que ele votou contra a "principal linha da gestão", a de "manter o professor na sala de aula".

RECADO
Mais de 15 milhões de mensagens serão enviadas para celulares a partir de hoje para incentivar a doação de sangue em SP. Parceria da Secretaria de Estado da Saúde com a Claro, a campanha busca reforçar estoques nos hospitais públicos no fim de ano.

SAÚDE
O empresário da noite Ricardo Amaral e José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, lançam na quinta em SP o "Guia dos Guias Boni & Amaral". Amigos há 55 anos, eles dão dicas de cem restaurantes do mundo.

VEM BRINCAR
Amaral ainda prepara o lançamento de várias biografias --autorizadas --em 2014, pelo selo Quitanda e Casa da Palavra. A vida de Alexandre Accioly será contada em "Não Sabe Brincar, Não Desce Pro Play", a de Luiz Carlos Barreto, em "Tudo a Declarar". Michael Koellreutter lançará "Intimidades", com perfis de pessoas como Márcio Thomaz Bastos, Roberto Campos e Roberta Close.

TUDO VERDE
A corrida pela produção do etanol de segunda geração, a partir do bagaço da cana, reunirá especialistas em seminário amanhã no Palácio dos Bandeirantes. "É um desdobramento da Rio+20", diz Mário Garnero, do Fórum das Américas, que organiza o encontro. Os secretários estaduais de Energia, José Aníbal, e de Agricultura, Mônica Bergamaschi, vão participar.

ENCONTRO DE CLASSE
O MDA (Movimento de Defesa da Advocacia) organizou almoço de confraternização na Sociedade Harmonia de Tênis. Os advogados Marcelo Knopfelmacher, presidente da entidade, Cibele Toldo, Arystóbulo Freitas e Márcio Kayatt estiveram na reunião.

SELEÇÃO BRASILEIRA
Caco Azulgaray, presidente da Editora Três, recebeu os homenageados na entrega do prêmio Brasileiros do Ano 2013, das revistas do grupo. O técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o empresário Joesley Batista, casado com a jornalista Ticiana Villas Boas, foram premiados. A atriz Gloria Pires, com marido, o cantor Orlando Morais, e a top Ana Beatriz Barros também foram destaques da noite.

CURTO-CIRCUITO
Arnaldo Antunes apresenta o CD "Disco", hoje, na Saraiva do shopping Pátio Paulista, às 19h30.

O livro "Sexo com Todas as Letras", organizado por João Luiz Vieira, será lançado na SP Escola de Teatro, hoje, às 20h.

Oskar Metsavaht faz palestra hoje no Clinton Global Initiative, no Rio.

O Prêmio Magneti Marelli de Cinema Italiano será entregue hoje, às 20h30, no Reserva Cultural.

A cabine fotográfica do Studio Harcourt em SP será inaugurada hoje, no Citroën Centre Oscar Freire.

Nenhum comentário: