domingo, dezembro 08, 2013

Gigante engessada - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 08/12

O Palácio do Planalto calcula que a Petrobras enfrentará dificuldades para retomar seu ciclo de investimentos em 2014 e, por isso, teme que a credibilidade da empresa continue abalada no ano eleitoral. O governo aponta que o grande volume de recursos necessários para o início das operações no campo de Libra será um obstáculo para a retomada da produção de petróleo nas plataformas da estatal que precisaram passar por serviços de manutenção ao longo de 2013.

Escalação O presidente nacional do PT, Rui Falcão, será o coordenador-geral da campanha de Dilma Rousseff à reeleição. O deputado estadual de São Paulo Edinho Silva, sondado para a tesouraria, disse que aceitará a incumbência, se for uma "missão", mas que prefere participar da articulação política.

Majestade Pelé chegou atrasado à cerimônia do sorteio da Copa de 2014, na sexta-feira, e foi até seu lugar no auditório sob uma chuva de aplausos. O ex-jogador acenou para a plateia, em agradecimento, mas não percebeu que boa parte dos espectadores aplaudiam Nelson Mandela, que era homenageado no telão atrás dele.

Virada Michel Temer recomendou aos dirigentes do PMDB do Paraná que abram conversas com a pré-candidata petista ao governo do Estado, Gleisi Hoffmann (Casa Civil). O vice-presidente tenta desarticular a tentativa de construção de uma aliança dos paranaenses com o governador Beto Richa (PSDB).

W.O. Reservadamente, a cúpula do PMDB já admite a possibilidade de apoiar Lindbergh Farias (PT) ao governo do Rio, caso Luiz Fernando Pezão não decole até junho.

Vamos ver A sigla acredita que o vice-governador será pressionado a desistir se não subir nas pesquisas após assumir o comando do Estado, em março, quando Sérgio Cabral deve deixar o cargo para torná-lo mais conhecido.

Gás Os comerciais da Prefeitura de São Paulo até o fim do ano devem destacar o Bilhete Único Mensal, bandeira de campanha implementada nas últimas semanas e cuja divulgação foi considerada tímida por aliados do prefeito Fernando Haddad.

Ponte O novo presidente estadual do PT, Emídio Souza, conversou longamente com Haddad na quinta-feira. O partido incumbiu o ex-prefeito de Osasco de ser o interlocutor com o prefeito.

Agulha Depois de muito hesitar, o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), foi convencido por Aécio Neves a se candidatar ao Senado. Além de ser favorito na disputa, a decisão abrirá espaço para que o vice Alberto Coelho, do PP, assuma o governo na reta final.

Linha O PP ainda deve indicar o presidente da Assembleia mineira, Dinis Pinheiro, para vice na chapa do PSDB ao governo, que deverá ser encabeçada pelo ex-ministro Pimenta da Veiga.

Arremate Com tantas concessões, os aecistas esperam que o partido fique "solteiro" nacionalmente, sem dar o tempo de TV a Dilma. Diretórios importantes, como Rio e Rio Grande do Sul, também preferem repetir a neutralidade na disputa presidencial das últimas eleições.

Nem aí Cid Gomes (Pros) ignora a pressão de PMDB e PT para que anuncie logo o candidato que apoiará à sua sucessão no Ceará. "Não vou pensar nesse assunto agora. Quem define candidato com antecedência é oposição."

Na rua Enquanto "administra a angústia" dos aliados, o governador promete vistoriar uma a uma as obras da Copa. O monotrilho não deve ficar pronto a tempo.

Tiroteio
A história de Nelson Mandela deveria levar os condenados do mensalão a pensar duas vezes antes de se dizerem presos políticos.

DO SENADOR PEDRO TAQUES (PDT-MT), sobre a trajetória do lídere sul-africano, morto na quinta-feira, que ficou 27 anos preso por lutar contra o apartheid.

Contraponto


Easy rider
Em ato no Palácio do Planalto para assinatura de decreto que regulamenta a aposentadoria de pessoas com deficiência, Garibaldi Alves Filho (Previdência) acenou para secretário-executivo de sua pasta, Carlos Gabas.

-Quero agradecer ao Carlos Gabas, que foi colocado no ministério para me vigiar, mas que acabou se tornando um grande amigo -brincou o ministro.

A presidente Dilma Rousseff, que passeou de moto por Brasília em agosto na garupa de Gabas, cochichou para o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RN):

-O Gabas está mais para Vigilante Rodoviário.

Nenhum comentário: