domingo, dezembro 15, 2013

Eduardo sai do isolamento - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 15/12

O presidente do PPS, Roberto Freire, vai amanhã ao governador Eduardo Campos (PE) formalizar o apoio à candidatura do socialista ao Planalto. O PPS travou duro debate interno. Nunca antes políticos de outros partidos haviam participado de suas conferências regionais. Isso ocorreu agora. Derrotados, os aliados do PSDB ainda tentaram lançar Soninha Francine para impedir que o partido se alinhasse ao PSB.

Reencontro histórico
Um grupo de dirigentes do PPS está apostando na candidatura de Eduardo Campos (PSB) desde o rompimento deste com o PT nas eleições municipais de 2012. Esse grupo, que não vê futuro mantendo-se caudatário do PSDB, venceu o embate interno. Ele aposta em nova polarização política no país. Roberto Freire, depois da decepção com José Serra, abraçou essa proposta. A aliança do PPS com o PSB retoma uma parceria inaugurada com a Frente do Recife, em 1955. Nesse ano, o então PCB apoiou para a prefeitura o socialista Pelópidas da Silveira e, depois, Miguel Arraes (1960). Os ex-comunistas e os socialistas ainda elegeram Arraes governador (PE), em 1963.



"Hoje nós temos 89 dos 513 deputados. Já imaginou, Dilma, se fossem 300? Você ia comer o pão que o diabo amassou"
Lula
Ex-presidente, em discurso na abertura do 5° Congresso do PT

Supremo varejo
O PSDB de São Paulo já obteve liminar do Tribunal de Justiça. Mesmo assim, o presidente regional tucano, Duarte Nogueira, pretende bater às portas do STF para impedir que o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, reajuste o IPTU.

#tamojunto
Lançado pela Secretaria dos Direitos Humanos, o "Manifesto Brasil sem Preconceito" ganhou a adesão de dezenas de personalidades, como Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Ney Matogrosso e Beth Carvalho. É um abaixo-assinado para que o Senado aprove projeto que criminaliza a homofobia e todas as formas de preconceito.

A prioridade
O PT quer, pela primeira vez, eleger um governador no Sudeste. Mas sua prioridade é fortalecer sua bancada no Senado e eleger cem deputados. Os petistas buscam ter maior poder de fogo no Congresso.

Apostando nos magoados
O presidenciável Aécio Neves (PSDB) e emissários tucanos conversaram com Eunício Oliveira (PMDB), candidato ao governo do Ceará, sugerindo composição com Tasso Jereissati ao Senado. Houve proposta também a Renan Calheiros de apoio a Renan Filho em Alagoas.

O PMDB cai na rede
Após pesquisas em nove capitais, o PMDB vai criar um instrumento de interação com as redes sociais. O presidente da Fundação Ulysses Guimarães, Eliseu Padilha, diz que o partido colocará "um exército na rede nos 27 estados".

Reflexão petista
O ministro Marco Aurélio Garcia nadou na contramão dos petistas no 5° Congresso: "Os partidos mais importantes de esquerda, quando não fizeram reflexão sobre seus problemas internos, sofreram processo de degeneração".

A PRESIDENTE DILMA e o seu entorno ficaram preocupados com o tom raivoso e radical dos militantes no Congresso Nacional do PT.

Nenhum comentário: