segunda-feira, dezembro 23, 2013

DA GEMA - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 23/12

A modelo sul-africana Candice Swanepoel tem um verdadeiro caso de amor com o Brasil. Comprou uma casa no Espírito Santo, torce para um time de futebol brasileiro e participa de um projeto social de moda na praia de Itapuã, em Salvador (BA).

Ela decidiu passar o Réveillon em Trancoso. Lugar que escolheu para ser fotografada para a "Vogue Brasil" de janeiro. "Viajei o mundo inteiro, mas é quando estou aqui [Trancoso] que me sinto em casa. A Bahia se tornou meu lugar favorito no mundo", diz a top.

MERCADO NACIONAL
A empreiteira Delta, do empresário Fernando Cavendish, estuda vender a Técnica, subsidiária criada para participar de licitações depois que a companhia "mãe" entrou em recuperação judicial.

SÓ NO PAPEL
De acordo com plano firmado com os credores da Delta, todo o lucro da Técnica seria revertido para o pagamento de suas dívidas. As dificuldades que ela tem encontrado para firmar contratos com o poder público, no entanto, estão tornando a sua existência inútil.

ILUSTRE DESCONHECIDO
Um grupo árabe chegou a negociar a aquisição da empresa. O desconhecimento sobre o Brasil, no entanto, esfriou o ânimo dos potenciais investidores.

SUSPIRO
Na semana passada, o STJ (Superior Tribunal de Justiça) deu uma esperança para os donos da Delta: o tribunal suspendeu, por meio de liminar, a eficácia de decisão proferida pela CGU (Controladoria-Geral da União) que declarava a empreiteira inidônea para contratar com a administração pública. Como a decisão é provisória, as dificuldades permanecem.

LÍNGUA SOLTA
O idioma não está entre as principais dificuldades listadas pelos estudantes estrangeiros em São Paulo. Aparece em quarto lugar --citada por 11% dos entrevistados em pesquisa da SPTuris (empresa de turismo municipal) com alunos da USP na capital e em outras seis cidades--, atrás de problemas com documentação e burocracia (28%), transporte (25%) e custo de vida (21%).

LÍNGUA SOLTA 2
Foram entrevistadas 1.386 pessoas em cursos de graduação e pós, em novembro. França (15%) e Colômbia (13%) são os países que mais enviam estudantes, cenário semelhante ao verificado no estudo feito no primeiro semestre.

Entre os pontos turísticos mais visitados por eles, estão o Ibirapuera (citado como o grande atrativo da cidade por 71% dos alunos), avenida Paulista (41%), Masp (31%) e Vila Madalena (19%).

MEMÓRIA PERDIDA
A artista plástica Leda Senise perdeu toda a sua produção de desenhos dos últimos dez anos. Ela esqueceu uma pasta com os originais e um disco rígido do seu computador em um táxi que a transportou da avenida Nove de Julho para a Vila Madalena, em SP, em 14 de dezembro. Brasileira radicada em Londres, Senise retornou para a Inglaterra sem o material. "O carro era um Chevrolet Spin branco e o motorista, um senhor de óculos de uns 50 anos, do Brás", diz.

MEMÓRIA 2
Senise enviou alerta para todas as empresas de táxi de SP. Ainda tem esperança que o motorista faça contato.

CEGONHA DE NATAL
Michelle Alves deu à luz o quarto filho no dia 16. A top entrou no hospital, em Los Angeles, às 11h30. Uma hora depois nascia o garoto, com 3,8 kg, de parto normal sem anestesia. À noite, ela voltava para casa, onde vive com as crianças e o marido, Guy Oseary, empresário de Madonna. Que tem mais um motivo para comemorar: acabou de fechar contrato para empresariar também o U2.

ESTANTE ESTRELADA
João Antonio, secretário de Relações Governamentais, lançou o livro "A Democracia e a Democracia em Norberto Bobbio", na Livraria Martins Fontes da Paulista. Rui Falcão, presidente do PT, Lurian da Silva, filha de Lula, os secretários municipais Luciana Temer (Assistência Social), Cesar Callegari (Educação) e Jilmar Tatto (Transportes) foram ao evento. O prefeito Fernando Haddad, os vereadores Antonio Donato e José Américo e o senador Eduardo Suplicy também levaram o seu exemplar.

CURTO-CIRCUITO
Termina hoje bazar de Natal mais exposição de obras inéditas do ilustrador Flavio del Carlo. Na rua Alagoas, 356, em Higienópolis.

O livro "Oficina 50+ Labirinto da Criação", de Mariano Mattos Martins, será lançado hoje, às 20h, no Teatro Oficina.

A instalação "Balanços Sobra", de Zanini de Zanine, teve a visitação prorrogada até 30 de janeiro, no Museu da Casa Brasileira, nos Jardins.

Nenhum comentário: