sexta-feira, dezembro 06, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“...indubitável chefe do núcleo principal, o político, e líder da quadrilha”
Rodrigo Janot, procurador-geral, definindo o papel de José Dirceu no mensalão


CARDOZO E RECEITA SILENCIAM SOBRE CASO ST. PETER

O ministro José Eduardo Cardozo (Justiça) repetiu ontem o mantra “toda denúncia será investigada”, mas ressaltou por assessores não ter sido “acionado” para apurar a suspeita de sonegação e ocultação de sócios do Hotel St. Peter, onde o mensaleiro José Dirceu pretendia trabalhar. Cardozo tampouco reagiu ao desafio da oposição de usar seu “espírito desengavetador” para mandar a Polícia Federal investigar o caso. Indagada pela coluna, a Receita Federal também fez silêncio.

CALA-TE BOCA

A Secretaria da Receita Federal informou não se pronunciar “sobre investigações em curso, encerradas ou procedimentos investigatórios”.

DENÚNCIA GRAVE

O Jornal Nacional revelou que o ex-futuro “patrão” de José Dirceu era um “laranja” que mora em um bairro pobre na Cidade do Panamá.

‘SOFRIMENTO’

Ao desistir de trabalhar no hotel, Dirceu alegou que pretende “diminuir o sofrimento” dos donos do hotel. Ou para esvaziar a curiosidade?

MIRA FIXA

Apresentando-se agora como dono do hotel St. Peter, o empresário Paulo Abreu sabe que dificilmente sairá da mira da SRF, PF, MPF etc.

BRASIL DÁ VEXAME AO LAVAR ROUPA SUJA NO PARLASUL

Habituados à desordem que é o Congresso, parlamentares brasileiros geraram constrangimento na eleição da Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul, na segunda (2), em Montevidéu. O deputado Dr. Rosinha (PT) parou a reunião para acusar o senador Roberto Requião (PMDB) de ter sido escolhido vice-presidente do Parlasul de forma ilegal, alegando que ele não poderia ter presidido, no Brasil, a votação que o elegeu.

SEM NOÇÃO

Boquiaberto com a cena, o presidente do Parlasul suspendeu a sessão para que parlamentares brasileiros se reunissem e tentassem acordo.

BARRACO ARMADO

Dr. Rosinha ameaçou renunciar ao Parlasul se Requião tomasse posse, mas acabou cedendo à pressão da turma do deixa-disso.

CIVILIZADOS

Já Argentina, Uruguai e Paraguai cumpriram o rito e levaram nomes de consenso para serem aclamados representantes no Parlasul.

ESSE É O BRASIL

Para completar o vexame, o senador-sorvete Eduardo Suplicy (PT-SP) cantou Bob Dylan e Geraldo Vandré, em um coquetel no Parlasul.

LINCHAMENTO ADIADO

A renúncia do ex-deputado Valdemar Costa Neto (PR-SP), ontem, serviu para poupar ele próprio de um linchamento histórico no plenário da Câmara. Seu estilo “motoniveladora”, que esmagava qualquer um à sua frente, construiu uma numerosa e ressentida bancada de inimigos.

PURO SANGUE

Que Eduardo Campos (PSB) que nada. O PV bate o pé e planeja lançar o médico sanitarista Eduardo Jorge à Presidência, em 2014, tendo na vice Célia Sacramento, atual vice-prefeita de Salvador.

GUERRA DE DOSSIÊS

Deputados experientes do PT pediram ajuda a Lula para acabar a “guerra de dossiês”. Atribuem a “fogo amigo” tanto a denúncia contra o Hotel St. Peter, que teria o objetivo de atingir o ex-ministro José Dirceu, quanto o dossiê contra o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB).

E A SOLIDARIEDADE?

Enquanto José Dirceu não se conforma com demora do ex-presidente Lula de defender a companheirada presa, o presidiário José Genoino coloca panos quentes e diz a amigos que entende os motivos do chefe.

PAÍS SÉRIO É ISSO AÍ

A “festa de confraternização” fez o sindicato dos policiais rodoviários federais no DF cancelar o atendimento ao público de quarta a sexta. Enforcou toda a semana, especialidade no setor público.

POLÍCIA FROUXA

Qualquer grupo, ainda que reduzido e o protesto irrelevante, agora obstrui sem cerimônia, com a ajuda acovardada das polícias militares, avenidas por onde trafegam centenas e até milhares de pessoas. Em nome do “direito à manifestação”, as PMs cancelam o direito de ir e vir.

ENCHENDO LINGUIÇA

Com a pauta trancada por determinação do governo Dilma, os deputados – já em ritmo de férias – deverão iniciar o ano de 2014 com pelo menos cinco projetos em regime de urgência constitucional.

MUDOU DE NOME

Valdemar Costa Neto agora diz ser vítima de “déspotas poderosos”. Deve ser como chama os R$ 8,8 milhões embolsados para votar a favor de matérias do interesse do governo Lula.


PODER SEM PUDOR

RAPOSA EM APUROS

A raposa José Maria Alkimin encontrou um eleitor em Nova Lima (MG):

- Como vão a mulher e os meninos?

- Uai, deputado - reagiu o homem - o senhor mesmo me ajudou a fazer o tratamento de esterilidade da minha mulher. Não temos filhos...

- Sei que não tem filhos biológicos - rebateu Alkimin, rei da embromação, com a naturalidade de sempre - Mas sei também que, por sua bondade, você ajuda crianças pobres como se fossem seus filhos. Estou perguntando por estes...

Um comentário:

matuto disse...

Parafraseando José Simão:
UEBA! JOSÉ DIRCEU é o GREENING dos laranjais Panamenhos!