terça-feira, dezembro 10, 2013

COLUNA DE CLAUDIO HUMBERTO

“Não tenho detalhes”
Tarso Genro (PT), para quem Romeu Tuma Jr endereçou denúncias jamais apuradas


LULA IMPLANTOU ESTADO POLICIAL, DIZ ROMEU TUMA JR

O delegado Romeu Tuma Jr está pronto para atender a convite e prestar esclarecimentos ao Congresso, inclusive apresentando provas das denúncias do que chama de Estado Policial, implantado no governo Lula, no qual foi secretário nacional de Justiça por quatro anos, entre 2007 e 2010. As denúncias de perseguições e fabricação de dossiês contra adversários estão detalhadas nas 567 páginas do livro-bomba Assassinato de Reputações – Um crime de Estado (ed Topbooks, RJ).

VOLUME II A CAMINHO

Em entrevista a esta coluna, única que concedeu ontem, Romeu Tuma Jr diz que responderá a novos ataques com o Volume II do seu livro.

PRESTANDO CONTAS

Tuma Jr define o livro-bomba como “prestação de contas”, porque não pôde se defender de acusações que o fizeram deixar o cargo, em 2010.

ESQUECERAM DE MIM

Acusado de “ligações” a um suposto contrabandista, Tuma Jr jamais foi ouvido pela Polícia Federal, tampouco alvo de inquérito ou processo.

DOSSIÊS FAJUTOS

Romeu Tuma Jr contou que o ex-ministro Luiz Paulo Barreto (Justiça) e Aloizio Mercadante pediram a ele para “esquentar” dossiês fajutos.

DILMA ACABOU ÓRGÃO QUE ACABOU BRIGA EM ESTÁDIO

Dizendo-se chocada com a violência em Joinville (SC), a presidente Dilma anunciou novo factoide: a “Delegacia do Torcedor”. Mas foi o seu governo que acabou em 2011 a Câmara Técnica de Combate à Intolerância Esportiva, no Ministério da Justiça. Enquanto a Câmara existiu, por um ano, não houve um só caso de briga em estádios. A Câmara definia padrões de policiamento dentro e fora dos estádios.

DIZ QUE NÃO ESTOU

O Ministério da Justiça embromou ontem por mais de sete horas e não explicou por que o ministro José Eduardo Cardozo extinguiu a Câmara.

FOI PARA O SACO

Câmara de Combate à Intolerância Esportiva ultimava o Procedimento Policial Padrão (POP), a ser replicado em todos os estádios do País.

DE OLHO NA COPA

A Câmara elaborava o planejamento estratégico das medidas de segurança para a Copa do Mundo de 2014.

INFLUÊNCIA DE ARAQUE

Ex-futuro patrão de José Dirceu, Paulo Abreu adora se gabar da influência em tribunais, até os Superiores, o que pode induzi-los a erro, fazendo-os ignorar a jurisprudência. Mas dificilmente se dá bem.

MANDOU BEM

O ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento) está feliz com o acordo histórico liderado pelo brasileiro Roberto Azevêdo, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio. Foi ele quem alertou Dilma, após visitar Genebra, que Azevêdo poderia vencer a eleição na OMC.

POBRES SUÍÇOS

O jornal Le Matin criticou o preço de pacote de 17 dias para três jogos da Suíça na Copa: R$ 30 mil com passagens e hotel duas estrelas, fora os ingressos. Genebra é uma das cidades mais caras do mundo.

ESTÁ EXPLICADO

A revelação de que Lula foi informante do Dops, no regime militar, dá sentido à gentileza do então delegado Romeu Tuma, permitindo que o então sindicalista deixasse sua breve cadeia de 31 dias para ir ao velório da mãe. A ditadura não fazia gentilezas aos seus reais inimigos.

EXPLOSÃO CRIATIVA

Além de jogar fora R$ 160 milhões no projeto, o Brasil ainda pagou o mico de topar a inspiração maoísta imposta pela China no foguete de sensoriamento remoto: o Longa Marcha 4 B mal chegou à esquina.

CASO DE POLÍCIA

Líder do PPS, Rubens Bueno (PR) entrou com pedido na Comissão de Segurança Pública da Câmara para convocar o ex-secretário de Justiça Romeu Tuma Jr para esclarecer denúncias de corrupção e de dossiês no governo PT: “Se ele tiver provas, vamos propor a criação de CPI”.

XADREZ ELEITORAL

A fim de aumentar chances de segundo turno em 2014, Eduardo Campos (PSB-PE) e Aécio Neves (PSDB-MG) cogitam incentivar o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) a também disputar a Presidência.

MORTOS NÃO FALAM

Nelson Mandela, que uniu brancos e negros após o fim do apartheid na África do Sul, sem dúvida descartaria a “oportuna” visita póstuma de Lula, que já culpou “brancos de olhos azuis” pelos males do Brasil.

PENSANDO BEM...

...José Genoino é a prova (muito) viva que excesso de óleo de peroba faz mal à saúde.


PODER SEM PUDOR

CÔNSUL CEARENSE

Lucas Nogueira Garcez, governador de São Paulo, inaugurava obras em Mogi das Cruzes - onde há grande colônia japonesa - quando foi procurado por um eleitor nascido no Ceará, que lhe pediu "um cônsul".

- Um cônsul?...

- Sim, governador. Os japoneses têm cônsul e quando um deles vai preso, o cônsul solta. Os cearenses, não. Se um de nós vai preso, mofa na cadeia...

Nenhum comentário: