domingo, novembro 17, 2013

Via rápida - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 17/11

Em meio à discussão sobre a perda dos mandatos de deputados condenados à prisão no julgamento do mensalão, surge na Câmara uma articulação para acelerar a aprovação do fim do voto secreto para cassações. A ideia seria destacar e votar apenas este tópico da proposta de voto aberto que tramita na Casa. Como o artigo já foi aprovado pelo Senado, poderia ser promulgado separadamente e aplicado quando a perda de mandato dos deputados presos for levada a plenário.

Sinuca A manobra enfrenta resistência de parte das bancadas do PMDB e do PT, que pretendiam aprovar o voto aberto para todas as decisões do Congresso.

Refresco Cardeais do Senado, no entanto, gostariam de ver a medida aprovada na Câmara, para evitar a pressão sobre os senadores pela demora na aprovação do texto.

Próximo... Apesar de Joaquim Barbosa não ter expedido mandados de prisão para réus que apresentaram embargos infringentes sem quatro votos pela absolvição, é consenso no STF que esses recursos serão rejeitados nas próximas sessões da corte.

... capítulo O relator do processo do mensalão abriu espaço para determinar o cumprimento dessas penas na sessão de quarta-feira, quando declarou que os embargos de declaração apresentados por outros réus eram apenas "protelatórios".

E eu? Os próprios condenados estavam confusos ontem quanto ao momento da execução dos mandados de prisão. Um dos réus que apresentaram embargos infringentes sem os requisitos regimentais chegou a viajar a Brasília e arrumou seus pertences, mas não foi preso.

Trending Repercutiu mal no PT a postagem de Dilma Rousseff no Twitter em que destacou o combate à corrupção no dia em que próceres do partido foram presos por determinação do STF.

Protocolo Dilma e o ministro Aloizio Mercadante (Educação) foram os últimos a se levantar para aplaudir quando, no congresso do PC do B, o presidente da sigla, Renato Rabelo, comparou as prisões de petistas no mensalão à Inquisição e fez duras críticas ao Supremo.

Mais-valia Ao lado de canecas, camisetas e outros produtos à venda, a lojinha do Congresso do PC do B exibia em destaque uma biografia de Getúlio Vargas, que entregou aos nazistas a comunista Olga Benário.

Pé... Eduardo Campos (PSB) buscará estreitar relações com empresários do setor de infraestrutura. O pessebista, que já se reuniu com representantes do setor elétrico, vai agendar para este mês um encontro com concessionárias de rodovias.

... na estrada Partidários de Campos relatam que o presidenciável pretende explorar a incerteza dos empresários em relação ao governo federal e destacar os gargalos da infraestrutura do país.

Sirene Ala da Rede contrária ao apoio do PSB a Geraldo Alckmin (PSDB) quer explorar no debate que acontece entre os diretórios paulistas das duas siglas, no dia 23, a área da segurança, tema sensível ao governador.

Lado a lado Alckmin e Dilma negociam data para que a presidente viaje a São Paulo, no fim do mês, para lançar edital do monotrilho do ABC, berço petista. A obra terá recursos federais.

Zás-trás O ministro Guilherme Afif (Micro e Pequena Empresa) assina contrato na terça-feira em Campinas para portal que permitirá abertura e fechamento de empresas on-line, em cinco dias.

tiroteio

O mensalão tucano, original e verdadeiro, permanece impune. O STF dirá se age por um ímpeto republicano ou preferência política.

DO DEPUTADO RICARDO BERZOINI (PT-SP), sobre o processo do mensalão que envolve dirigentes do PSDB em Minas Gerais, que pode ser julgado em 2014.

Contraponto

The Voice

Em meio a um dos diversos bate-bocas no plenário do Supremo Tribunal Federal no julgamento do mensalão durante a semana, os ministros Joaquim Barbosa e Marco Aurélio Mello trocaram ironias sobre os debates.

-V.Exa. não está errado, mas foi vencido! -decretou Barbosa, presidente da corte.

-Se estou vencido, então por que V.Exa. perde tempo ouvindo meu voto? Será que V.Exa. só gosta de ouvir a minha voz? -rebateu Marco Aurélio.

Barbosa se virou para outros colegas e riu:

-V.Exa. realmente tem um timbre excepcional.

Nenhum comentário: