sábado, novembro 02, 2013

Varrer para baixo do tapete - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 02/11

O PSB está escondendo de quem partiu a ordem de retirar do site do partido artigo de seu vice-presidente, Roberto Amaral. Seus dirigentes se apressam para garantir que não foi Eduardo Campos. “Ele está na Europa”, disse um deles. Eles não revelam o nome do marineiro que protestou. Ciosos das aparências, só lamentam a citação a Marina Silva, que não consta do polêmico texto.

Guerra na nuvem
Os presidenciáveis disputam espaço nas redes sociais. O perfil oficial da presidente Dilma no Facebook reúne 92,4 mil pessoas e o Dilma Bolada, página fake que tem sua simpatia, conta com meio milhão de internautas. O tucano Aécio Neves tem 191,4 mil seguidores no Facebook e, com o Aécio Boladasso, cópia do perfil falso de Dilma, já tem 2,6 mil pessoas. Eduardo Campos possui 63,8 mil seguidores. No Twitter, Dilma tem 2 milhões de seguidores. Aécio, embora nunca tenha usado, tem 26,8 mil seguidores, e Eduardo, 8,3 mil. Depois da Dilma Bolada e do Aécio Boladasso, a equipe do socialista está “bolando” um personagem para o seu candidato.

“O Banco do Brasil está fora disso aí. Ele é muito profissional. Sua direção corporativa é muito forte”
Benito Gama
Vice-presidente de Relações Governamentais do BB, sobre o pedido de recuperação judicial da OGX, de Eike Batista

Pé na estrada
O deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) intensificou a agenda de viagens pelo país. Com apoio da maioria da Executiva e da bancada na Câmara, está decidido a disputar a sucessão presidencial. Quer colocar lenha na fogueira.

Visita presencial
O governador licenciado de Sergipe, Marcelo Déda (PT), ganhou uma visita surpresa da presidente Dilma, semana passada. Ele está em tratamento no Hospital Sírio-Libanês (SP), contra um câncer no sistema gastrointestinal. Déda está afastado do cargo há seis meses, mas, do hospital, tenta manter uma rotina de trabalho.

Ressentimento
A família de João Goulart se sente excluída da exumação do corpo do ex-presidente. Reclama que o governo federal não a consulta para quase nada. Esta ação é considerada o ponto alto do trabalho da Comissão da Verdade.

A terceira via
O comando do PT não crê no fôlego de Eduardo Campos (PSB). Vê no PSDB, do senador Aécio Neves, o seu adversário em 2014. Um articulador da campanha da presidente Dilma é taxativo: “a terceira via não tem viabilidade no Brasil”. E cita as várias tentativas: Garotinho (PSB), 17,8% dos votos; Ciro Gomes (PPS), 11,9%; Cristovam Buarque (PDT), 3,2%; e Marina Silva (PV), 13,9%.

Largando na frente
A ministra Ideli Salvatti (PT) lidera a corrida ao Senado em Santa Catarina, com 17%. Está à frente do neossocialista Paulo Bornhausen, com 11%. O petista Cláudio Vignatti tem só 3%. Esta pesquisa é do Ibope e foi encomendada pelo PMDB.

Com o jogo nas mãos
A presidente da CNA, senadora Kátia Abreu (PMDB), está com a bola cheia em Tocantins. Em pesquisa Ibope, de outubro, ela lidera com 30% para o Senado e, para o governo, só está atrás do ex-governador Marcelo Miranda, sub judice.

A PRESIDENTE DILMA se reunirá com Bill Ford Jr, presidente executivo da Ford, dia 13, em Camaçari. Ele é bisneto de Henry Ford.

Nenhum comentário: