terça-feira, novembro 05, 2013

UNIVERSO PARTICULAR - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 05/11

As propostas de Roberto Carlos e outros artistas levadas à Câmara dos Deputados para regular a lei das biografias não foram bem recebidas. Ao "abrir mão" da autorização prévia para a publicação dos livros, as celebridades queriam uma contrapartida: inserir no texto em discussão capítulo que dissesse que a intimidade era inviolável.

SENTENÇA
"É uma proposta inaceitável. O mundo todo reconhece que privacidade de celebridade não é absoluta pois elas escrevem a história", diz o deputado Newton Lima (PT-SP), autor do projeto que acaba com a autorização prévia às biografias. "A lei não pode dizer em momento algum quais assuntos são permitidos e quais são proibidos, ou sua ideia central de liberdade será ferida de morte."

CALADO
O fato de Caetano Veloso ter afirmado que o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, não fala pelo conjunto da Associação Procure Saber dificultou ainda mais o acolhimento das sugestões do grupo, do qual fazem parte, além de Roberto e Caetano, também Gilberto Gil e Chico Buarque. "Quem falava conosco era o Kakay. Entendemos agora que os artistas estão sem interlocutor", diz o deputado Lima.

CALADA
E, no serpentário que virou a Procure Saber, a iniciativa de Caetano, de desautorizar Kakay, advogado de Roberto Carlos, é tida por muitos como retaliação. Há algumas semanas, representantes de Roberto ajudaram a desautorizar Paula Lavigne, ex-mulher do cantor, de falar sobre o tema em nome da mesma associação.

BARULHO
A Controladoria-Geral de São Paulo está investigando pelo menos mais dois casos considerados "bombásticos" pela cúpula da administração de Fernando Haddad (PT-SP). No alvo, servidores que enriqueceram no cargo.

VITROLA
Karl Lagerfeld foi à Livraria da Vila dos Jardins, na semana passada, quando visitava a cidade. Três seguranças chegaram antes para dar uma olhada geral na loja. Só então ele entrou, de luvas brancas e óculos escuros e com mais três guarda-costas. Foi à seção de música brasileira. Comprou uns 20 CDs, entre eles de Marisa Monte, Chico Buarque, Rita Lee e Caetano. Queria livros sobre estilistas brasileiros, mas não achou nada.

BATISMO
O auditório Ibirapuera vai passar a se chamar Oscar Niemeyer, em homenagem ao arquiteto que o projetou. A mudança será oficializada hoje no local pelo prefeito Fernando Haddad, durante a entrega da Ordem do Mérito Cultural, do MinC.

BEM-COMPORTADO
O artista plástico inglês Eddie Peake, que levou atores nus para jogar futebol em Londres, irá expor pela primeira vez no Brasil. Vai trocar as performances eróticas por pinturas e videoinstalações na mostra "Caustic Communities", que chega à galeria White Cube, em São Paulo, em 20 de novembro.

ESCONDIDO
Letícia Spiller já está ensaiando para a estreia, em janeiro de 2014, do espetáculo "Ede Pop". A direção é de Marco André Nunes, com quem trabalhou em 2011 na peça "Outside", inspirada em David Bowie. "Minha diretora na novela vai me matar, porque ainda não contei pra ela. É que o ritmo dos ensaios ainda está leve", diz.

NÚMERO EXATO
Sabrina Sato, 32, diz que nunca gostou de "D.R.", ou a mania que casais têm de discutir a relação. Mas faz isso agora com o novo namorado, João Vicente de Castro, publicitário e idealizador do canal de vídeos Porta dos Fundos.

"Sempre guardei muito as coisas, para não desagradar. Isso vem da minha formação oriental. Estou aprendendo com ele a falar as coisas que me incomodam", afirma a apresentadora, que está na capa da edição de aniversário de 14 anos da revista "Gente", que será lançada hoje, com festa no Bar Número.

DOÇURAS OU TRAVESSURAS
As atrizes Giovanna Lancellotti e Milena Toscano foram a festa de Halloween na casa noturna Grand Metrópole, na República. O estilista Walério Araújo, o empresário Mario Velloso e a modelo Daiane Conterato também estiveram no evento.

CURTO-CIRCUITO
A curadora Solange Farkas e o diretor do Sesc, Danilo Miranda, fazem hoje coquetel de abertura do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, no Sesc Pompeia, às 19h30.

O florista Vic Meirelles inaugura hoje a instalação "Sonhos", às 18h, na Galeria Nacional, nos Jardins.

O Esporte Clube Pinheiros recebe a Feira Escandinava, com produtos e comidas dos países nórdicos, hoje e amanhã.

A Galeria Bergamin, nos Jardins, abre às 19h a mostra "Marcel Giró Moderno".

Daniel Boaventura faz show hoje, no teatro Renault, às 21h. 14 anos.

Nenhum comentário: