segunda-feira, novembro 25, 2013

Tamanho da conta - VERA MAGALHÃES - PAINEL

FOLHA DE SP - 25/11

Em reuniões recentes no Palácio do Planalto para discutir o financiamento dos programas de concessões de rodovias e ferrovias, representantes de bancos privados manifestaram preocupação com o impacto de projetos de grande porte nas contas do governo. O setor apontou, em ao menos três encontros, que ainda não tem clareza sobre o custo dessas operações para o Tesouro, que precisará fazer aportes ao BNDES, o que gera incerteza sobre a garantia desses recursos.

Lista... A CNI (Confederação Nacional da Indústria) começou a discutir com as associações setoriais projetos que serão apresentados aos presidenciáveis para aumentar a competitividade do país.

... de pedidos Com base no Mapa Estratégico da Indústria 2013-2022, a entidade vai elaborar 43 projetos em dez áreas, como educação para o trabalho, desburocratização tributária e gestão fiscal.

O chamado Geraldo Alckmin (PSDB) vai reunir seu secretariado na quarta-feira para cobrar números do programa de corte de gastos do governo. Quer anunciar um balanço, em oposição às denúncias sobre a ação do cartel no Metrô e na CPTM.

Blindado A base do governo na Assembleia articula para que o Conselho de Ética abra procedimento contra o deputado licenciado Simão Pedro (PT) e apure suposta interferência política no acordo entre a Siemens e o Cade.

Divã O deputado Walter Feldman (PSB-SP) telefonou para Marina Silva ao ser informado sobre documento que relatava "relação muito próxima" com um lobista, o que ele nega. Disse que ela prestou solidariedade e "em momento nenhum manifestou qualquer preocupação".

Abraço partido Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Jair Bolsonaro (PP-RJ) trocaram abraços na Câmara durante a semana. Eles foram cobrados a fazer as pazes por colegas após bate-boca em setembro.

Teste... A campanha de Dilma Rousseff tentará reforçar a imagem do Pronatec, programa de ensino técnico do governo federal. A avaliação de aliados é que o projeto pode ser uma das principais bandeiras do governo.

... de DNA Pesquisas do PT, no entanto, indicam que a maioria relaciona os cursos profissionalizantes oferecidos pelo programa com entidades como Sesi e Senai, e não com o governo federal, que investiu R$ 14 bilhões.

Trunfo Pesquisa encomendada pelo PSB mostra que Eduardo Campos salta de 12% para 18% quando Marina é indicada como sua vice e fica à frente de Aécio Neves (PSDB), que vai de 16% a 17% quando José Serra compõe a chapa. Dilma oscila de 43% para 41% quando Michel Temer (PMDB) é apresentado.

No papel Um dos pontos centrais da proposta de governo que Aécio apresentará em dezembro será a redistribuição de poderes da Federação, tema que defendeu na semana passada, em Minas. Os tucanos dizem que o poder hoje é concentrado nas mãos da Presidência, esvaziando governos estaduais.

Curto prazo Dirigentes do PSD afirmam que a adesão do partido ao campo petista tem data de validade. Por enquanto, o plano da sigla é se aproximar de Campos para a eleição presidencial de 2018, quando a legenda projeta uma "virada de página" em relação à gestão do PT.

Segundo plano Na última semana, petistas levaram ao governo seu desconforto com a falta de empenho do Planalto na montagem de palanques para candidaturas estaduais. Para o grupo, o partido está perdendo espaço nas articulações de suas chapas no Rio e em Pernambuco.

com BRUNO BOGHOSSIAN e PAULO GAMA

tiroteio
"Os equívocos na gestão da Petrobras criaram saia justa para o reajuste de combustíveis. O governo agora faz a festa dos especuladores."

DO EX-DEPUTADO LUIZ PAULO VELOZO LUCAS (PSDB-ES), sobre a indefinição do governo a respeito do mecanismo de aumento do diesel e da gasolina.

contraponto


Espelho meu
Enquanto presidia uma sessão esvaziada do Senado, Paulo Paim (PT-RS) decidiu fazer uma brincadeira com a semelhança entre seu nome e o de seu colega de Congresso, o também senador Paulo Davim (PV-RN).

Após um discurso de Alvaro Dias (PSDB-PR), o presidente aproveitou o momento em que chamava o colega para que fizesse sua fala na tribuna:

--Passo a palavra ao nobre senador Paulo Paim. Digo, Paulo Davim! Todos confundem-- disse Paim, rindo.

Davim também sorriu e retribuiu a brincadeira:

--É uma honra ser confundido com V.Exa.

Nenhum comentário: