domingo, novembro 03, 2013

Sem autonomia - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 03/11

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), não vai pôr em votação o projeto de autonomia do Banco Central. A presidente Dilma é contra, mas ele diz que “a oposição interditou o debate”. Na terça-feira, tendo como testemunha o senador José Sarney, o ex-presidente Lula advertiu Renan de que ele não devia embarcar nessa canoa. O enterro será amanhã, quando Dilma o receberá. 

Acordo costurado 
O ministro Paulo Bernardo (Comunicações) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), firmaram um acordo na Anatel. O ministro encaminhou ao Planalto a indicação de Igor Vilas Boas, sugerido pelo senador, para a vaga de conselheiro da agência. Renan, por sua vez, assumiu o compromisso de apoiar a recondução de João Rezende para a presidência do organismo, como é o desejo de Paulo Bernardo. A intenção é enviar as duas indicações na mesma data para o Senado. Mas a de Rezende, cujo mandato vence na próxima sexta-feira, pode ser enviada antes. O nome de Igor está na fase da triagem na Secretaria de Segurança Institucional.


“A polarização (PT x PSDB) é óbvia, Onde está dito que a disputa não será Aécio e Eduardo? O imponderável acontece. Veja o Collor”
Marcus Pestana
Presidente do PSDB de Minas Gerais e deputado federal

No mundo da espionagem
Os ministérios da Justiça, das Comunicações e da Defesa trabalham na criação de mecanismos de defesa cibernética. Já foi definido que o ideal é o Brasil ter satélites próprios e sua rede de cabos submarinos. Hoje, o país aluga esses serviços.

O preferido 
A ex-deputada Luciana Genro (RS) e o senador Randolfe Rodrigues (AP) estão medindo forças no PSOL para concorrer à Presidência. Em 2006, Heloísa Helena fez 6,8% dos votos. Já a oposição torce para que o candidato seja o deputado Chico Alencar (RJ). Aposta que ele retiraria percentual relevante de votos da presidente Dilma. 

Arrebentando a boca do balão 
A secretária Izolda Cela Coelho, candidata do governador Cid Gomes (CE) à sua sucessão, está sendo cantada em prosa e verso no MEC. Ela é apontada, graças aos indicadores do estado, como a melhor secretária de Educação do país. 

Luta federativa por terras 
O Piauí está em guerra com o Ceará para redefinir seus limites territoriais. A primeira pendência vem do reinado de D. Pedro II (1840) e envolve 13 municípios, reclamados pelo Piauí, numa área equivalente ao território de Sergipe. Em junho, o Piauí acionou a AGU porque descobriu que o Ceará fez um assentamento rural de quatro mil hectares na cidade de São Miguel do Tapuio (PI).

Favoritos 
O governador Renato Casagrande (PSB) está estourando a fita no Espírito Santo, com 50% de intenções de voto. Seu único adversário é Paulo Hartung (PMDB), por ora candidato ao Senado, que, no Ibope, tem 70% das intenções de voto. 

Mudando a regra 
Pela primeira vez, a presidente Dilma pode levar o PT a uma vitória em Santa Catarina. Desde que passou a ter o apoio do governador Raimundo Colombo (PSD), Dilma lidera todas as pesquisas de intenções de votos à reeleição no estado. 

TUDO AZUL. Congresso, Planalto e ministérios serão iluminados de azul nesta segunda-feira, em campanha pela prevenção do câncer de próstata. 


Nenhum comentário: