sábado, novembro 02, 2013

QUEM SABE, SABE - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 02/11

A Associação Procure Saber, que reúne estrelas como Roberto Carlos, Gilberto Gil, Chico Buarque e Caetano Veloso, pode estar com os dias contados. O racha entre os artistas por causa da condução do tema das biografias deve sepultar a entidade.

CAIXÃO E VELA PRETA
A dúvida é a data em que o "enterro" da Procure Saber, ao menos no formato atual, ocorrerá. É que, para participar da discussão das biografias no STF (Supremo Tribunal Federal), os artistas precisam ser representados por uma associação. De qualquer forma, o foco das estrelas agora é o Congresso, onde eles esperam emplacar suas principais teses.

POR DENTRO
A Procure Saber, na verdade, já nasceu rachada sobre o tema das biografias, conforme noticiou a coluna em junho. Na época, a discussão estava restrita aos bastidores e era tratada como grande segredo. A entidade, presidida por Paula Lavigne, chegou a desmentir que o tema estivesse em pauta.

CAIXA POSTAL
Cartas obtidas pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) mostram que a Eternit ofereceu festas, churrascos e cestas de Natal antes de propor acordos extrajudiciais a ex-funcionários contaminados por pó de amianto. A fabricante de telhas e caixas d'água, diz o órgão, "cortejou" antigos empregados.

CAIXA POSTAL 2
Entre uma festividade e outra, a multinacional, segundo o MPT, propunha indenizações de até R$ 10 mil, e também pedia que o ex-trabalhador se comprometesse a não recorrer à Justiça. O MPT pede indenização de R$ 1 bilhão por dano moral coletivo. A Eternit diz que a Justiça já entendeu, em outros processos, que a fábrica "observava as regras aplicáveis ao uso do amianto".

GRANDINHO
O publicitário Washington Olivetto será homenageado nesta quinta com o Prêmio O Que Eu Quero Ser Quando Crescer, dos alunos de publicidade da Faculdade Cásper Líbero. "Já ganhei todos os prêmios da história da minha profissão. Esse é especial porque vem de jovens", diz o diretor da WMcCann.

LÁ NO ALTO
Desembarca hoje no Brasil o fotógrafo Ben Canales, reconhecido mundialmente pelas imagens do céu registradas a partir de vários pontos do planeta.
O roteiro do profissional no país começa em SP, passando por Ilhabela e Juqueí.

TAPINHA NAS COSTAS
A vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão (PC do B-SP), inicia neste sábado viagem de cinco dias a países da América Latina. Vai pedir a autoridades que votem na capital para sede da Expo 2020. "Estou em plena campanha", diz ela, que vai visitar Cuba, México e Paraguai. A eleição será no próximo dia 27, em Paris. Entre as concorrentes, Dubai (Emirados Árabes) é temida. "A campanha deles é agressiva", afirma Nádia.

NO CORAÇÃO DO BRASIL
Fernando Henrique Cardoso e Lula fizeram questão de enviar mensagens para a homenagem que o Instituto Vladimir Herzog prestou anteontem a Henry Sobel, que está se despedindo do Brasil. Amanda e Alisha Sobel, mulher e filha do americano, foram à cerimônia, no Memorial da América Latina. O cardeal dom Odilo Scherer, o ex-ministro Celso Lafer e Ivo e Clarice Herzog aplaudiram o rabino.

PRIMEIRA FILA
A cantora Gaby Amarantos, o fotógrafo J. R. Duran e a empresária Fabiana Justus estiveram anteontem na São Paulo Fashion Week, no parque Villa-Lobos. A modelo Bruna Tenório desfilou para uma das grifes da programação do evento.

CURTO-CIRCUITO
A dupla Brothers of Brazil e a banda Vespas Mandarinas tocam hoje no Brothers Fest, na Clash Club, a partir das 18h. 16 anos.

O espetáculo "Huis Clos (Entre Quatro Paredes)", com Marcello Airoldi, estreia hoje, às 19h, no Sesc Bom Retiro. 14 anos.

A peça "Casal Palavrakis" encerra temporada hoje no teatro Studio Heleny Guariba, às 21h. 16 anos.

A cantora Juliana Valadares lança na segunda o DVD "Indecifrável", em show no Centro Cultural Rio Verde, na Vila Madalena, às 20h. Grátis. Livre.

Nenhum comentário: