domingo, novembro 24, 2013

O pastor e os negros - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 24/11

O pastor Marco Feliciano, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, que briga com os gays, talvez para não ficar completamente isolado, parece cortejar o movimento negro.
Marcou para o dia 12 de dezembro audiência pública a pedido do Instituto de Advocacia Racial. Será discutido o descumprimento da lei que instituiu o ensino de história e cultura afro-brasileira.

A hora da bola
Portela e União da Ilha ensaiam toda quarta. Menos na próxima. É que no mesmo dia e horário o Flamengo vai disputar a final da Copa do Brasil contra o Atlético Paranaense.
Os ensaios serão na quinta.

Calma, gente
Um formando da turma de Medicina da Souza Marques levantou um cartaz, quinta, na formatura no Citibank Hall, no Rio, com a inscrição: “Mais vale um recém-formado do que um médico cubano.”
Parece preconceito. E é.

Cueca é calcinha
Rita de Sousa Tavares, filha do escritor português Miguel de Sousa Tavares, autor de “Equador”, está lançando um guia de compras de Lisboa para... brasileiros.
O guia explica, por exemplo, que cueca é... calcinha de mulher. E calção de banho é... tanga.

Um pingo de História
O diretor André Heller-Lopes vai montar “Norma”, de Vincenzo Bellini, no início do ano que vem no Rio.
A ópera causou furor na corte brasileira no final do século XIX, estrelada pela cantora lírica italiana Augusta Candiani (1820-1890).
Ela terminou não voltando para a Itália e virou uma espécie de musa de Machado de Assis.

O papel de Sarney
Foi consagrado nos livros escolares que a ditadura implantada no Brasil em 1964 terminou no dia 15 de março de 1985, quando José Sarney assumiu o cargo de presidente.
Mas não é esta a opinião do historiador Daniel Aarão Reis, que lança, em janeiro de 2014, o livro “Ditadura e democracia no Brasil — 1964-1988”, pela Zahar.

Segue...
Na obra, Aarão Reis sustenta que, em 1985, não houve nenhuma mudança relevante no Brasil, além da chegada de Sarney ao governo:
— Sarney foi líder da ditadura e, depois, mudou de lado. Defendo a ideia de que a ditadura existe quando o governo pode criar ou revogar leis na hora que bem entende. De 1979, quando os atos institucionais foram revogados, até 1988 houve um período de transição. Já não era ditadura, mas ainda não tínhamos uma democracia.

Agora é oficial
Eliana Calmon entrou, sexta, com pedido de aposentadoria no STJ. A publicação no DO será somente no dia 18. Ela vai disputar um cargo eletivo, em 2014, pelo PSB da Bahia.

Parece, mas não é
Veja só o quadro ao lado. Ele está na Pinakothek der Moderne, em Munique.
Ruy Castro e Heloisa Seixas, o querido casal de escritores, assim que viram a peça julgaram estar diante do retrato do Congresso Nacional, projeto de Oscar Niemeyer, de 1958.

Na verdade...
Trata-se de Komposition K IV, do vanguardista húngaro Moholy-Nagy, feito em 1922.

Por falar em...
A Transpetro decidiu dar o nome de Oscar Niemeyer ao navio gaseiro que está sendo construído pelo Estaleiro Vard Promar, antigo Caneco, no Rio.

Favela disputada
A favela Santa Marta, a primeira a ser pacificada no Rio, recebe tantos pedidos para servir de locação que chega a ter fila de espera.
A produtora Glaz Entretenimento queria rodar na comunidade cenas do longa “Copa de elite”.

Só que...
A favela já estava ocupada pela tropa de Spike Lee, o diretor americano que roda um documentário sobre o Rio.
“Copa de elite” só vai poder subir o morro na sexta que vem.

Cena carioca
Na aula de spinning, quinta, na BodyTech da Rua Visconde de Pirajá, em Ipanema, o professor, para fazer o mulherio pedalar mais forte, soltou esta:
“Vamos lá! Imagina que vocês estão pedalando no calçadão, e vem o arrastão! Tem que correr! Olha o arrastão!”
Há testemunhas!

Nenhum comentário: