sexta-feira, novembro 22, 2013

O bom samaritano - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 21/11

Com Simone Iglesias - interina

Condenado a seis anos e três meses de prisão por lavagem de dinheiro e corrupção passiva, o ex-deputado Bispo Rodrigues (PR-RJ) resolveu se entregar à polícia. Foi até a Vara de Execuções Penais, em Brasília, ontem à tarde, mas como seu mandado ainda não foi expedido, recebeu o conselho de voltar para casa. Rodrigues deixou o Rio e decidiu que quer cumprir sua pena na capital federal.

O bode expiatório
O deputado-presidiário Natan Donadon (sem partido-RO) recebeu na noite de anteontem a primeira visita de seu advogado desde a prisão da turma do mensalão, no sábado. Conversaram mais de uma hora. Donadon diz que virou alvo de chacota dos presidiários vizinhos, que dizem que ele perdeu o privilégio depois que seus "amigos mais famosos chegaram" Donadon disse a seu advogado, Marcus Gusmão, que virou "bode expiatório" por abrir o caminho para a prisão dos condenados no mensalão. Ele tem direito a duas horas de banho de sol por dia e não encontra José Dirceu e José Genoino. Sua família, garante, enfrenta a fila para pegar a senha da visita.


"Vamos aumentar nossa bancada para superar a dos detentos, que pode ganhar tucanos, e a dos prisioneiros do regime dos financiamentos milionários de campanha
Chico Alencar, deputado federal (PSOL-RJ)

Fogo amigo
O chefe de gabinete do ministro Guido Mantega (Fazenda), Marcelo Fiche, contesta informação de que comprdü um Audi em leilão da Receita. Atribuiu a denúncia a fogo amigo e diz que, por ser chefe linha-dura, fez inimizades na Esplanada.

Vende-se
Por causa das denuncias de que recebeu propina, Marcelo Fiche contou que pôs seu Audi à venda por R$ 113 mil para pagar a advogados. Disse que o ministro Guido Mantega namora o carro, tendo oferecido, em outras épocas, R$ 80 mil por ele.

Pronto, falei 
Ministro de Lula e fundador do PX Olívio Dutra defendeu as prisões de José Dirceu, j José Genoino e Delúbio Soares. Disse que não deveria ; ser diferente e que não os i considera presos políticos, j "Com todo o respeito que essas figuras têm, mas não é o passado que está em jogo, é ........o presente, e eles se conduziram mal" afirmou.

Candidatos e padrinhos
O STJ enviou ontem lista tríplice à presidente Dilma para uma vaga de ministro. Estão no páreo os desembargadores federais Néfi Cordeiro, apadrinhado do presidente do STJ, Félix Fischer, e do ministro Paulo Bernardo (Comunicações); Luiz Alberto Gurgel, com o apoio do ministro do STJ Francisco Falcão; e ítalo Sabo Mendes, primo do ministro do STF Gilmar Mendes.

Usou? Vai em cana
O número de traficantes presos saltou de 16% para 25% da população carcerária. Além do cerco aos traficantes, lei que distinguiu usuário de traficante não está sendo considerada. Os juizes estão mandando os usuários em cana.

O peso do poder
O ex-prefeito de Campinas dr. Hélio (PDT) sugeriu à presidente Dilma a aplicação do artigo 84, inciso XII, da Constituição, que permite ao chefe de Estado o instituto da graça e do indulto, para beneficiar o deputado federal José Genoino.

Presidente do grupo de Peritos no Combate à Lavagem de Dinheiro da OEA, Paulo Abrão levará a Bogotá relatório a representantes dos países americanos.

Nenhum comentário: