segunda-feira, novembro 11, 2013

No frio, carioca faz... - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 11/11

Fevereiro, por causa do carnaval, pode até ser o mês nacional da saliência. Mas o carioca, por exemplo, deve usar muito preservativo nesta época. Veja só.
Uma pesquisa da Secretaria municipal de Saúde, entre 2009 e 2011, mostra que novembro — nove meses após o carnaval — foi o mês com menos nascimentos no Rio.

Segue...
O mês recordista de partos é março, indicando que a, digamos, produção de bebês cariocas acontece no... inverno.
Afinal, é como dizem uns versos do “Isto é bom”, de Xisto Bahia (1841-1894): “O inverno é rigoroso/
Bem dizia minha avó/Quem dorme junto tem frio/ Quanto mais quem dorme só”.

Direto das trevas
Três dirigentes — Pak Kun Gwang, Ri Nam Jun e Kang Chol Min — do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, uma das ditaduras mais fechadas da face da Terra, participarão, quarta, de seminário sobre comunismo, organizado pelo PCdoB, em São Paulo.

Mesmo pacote
A Rádio Corredor diz que o juiz Gilberto Clovis Faria Matos, da 4ª Vara Empresarial do TJ do Rio, vai aceitar a inclusão de duas empresas de Eike Sempre Ele Batista, com sede na Áustria, no processo de recuperação judicial da petroleira OGX.
O MP era contra, alegando que a justiça brasileira não tem jurisdição sobre empresas do exterior.

Viva Zeca!
Zeca Pagodinho é o homenageado da 3ª edição do Sambabook. Jorge Ben Jor e Beth Carvalho são alguns dos intérpretes. As gravações começam em dezembro, na Cidade das Artes, no Rio.

Que Copa, hein?
A TV Globo já está produzindo a próxima novela das sete.
“Além do horizonte”, produção que estreou semana passada, será encurtada por causa da Copa do Mundo. A nova novela que ocupará o horário será “Geração brasileira”, com direção de Denise Saraceni.

Universo particular
O livro “Casa das estrelas”, do colombiano Javier Naranjo, sucesso da Feira Internacional do Livro de Bogotá, vai ser lançado no Brasil agora em novembro, pela editora Foz.
O lançamento será na Maré, numa oficina literária que ele dará para a criançada da favela carioca.

Amor é...
Ao longo de dez anos, Naranjo reuniu mais de 500 definições de crianças, de 3 a 12 anos, sobre o universo dos adultos.
Há verbetes curiosos, como “inveja é atirar pedra nos amigos” e “amor é quando batem em você e dói muito”.

Safadinhos
O mercado das saliências literárias continua quente.
“Paixão sem limites”, romance da americana Abbi Glines, lançado pela Editora Arqueiro, já está em primeiro lugar no iTunes em três dias de vendas.

Democracia e polícia
Os cariocas poderão avaliar o serviço da Polícia Civil. Está em fase de testes, na 16ª DP (Barra da Tijuca) e na 26ª DP (Todos os Santos), um equipamento de avaliação da corporação.
O cidadão pode dar nota de 1 (péssimo) a 5 (muito bom). Após os testes, as “urnas eletrônicas” serão colocadas em todas as DPs da capital.

Beijo na testa, não
As atrizes Fernanda Rodrigues e Ingra Liberato vão ler quarta agora, na Travessa de Ipanema, crônicas do livro “Beijo na testa é pior do que separação”, de Felipe Pena, romancista e terapeuta de casais.
Ele diz que a maioria das separações não acontece por assuntos pesados, como traição ou dinheiro, e sim por questões banais — como um comentário sem importância ou um beijo na testa.

Ele é o cara
Waldemar Solha, que, aos 70 anos, ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival de Brasília de 2012 e agora está no filme “O Som ao redor”, indicado para representar o Brasil no Oscar, vai ter a leitura de um texto seu transmitida pela internet.
Será amanhã. “A verdadeira história de Jesus, uma fábula baseada na viagem do sol pelo zodíaco”, será lida na Casa da Gávea, no Rio.

Aliás...
Solha é tio da atriz Eliane Giardini, a Ordália, de “Amor à vida”.

Cena carioca
Um empresário saiu, sexta passada, de uma festa no Copacabana Palace e pegou uma van (Leme-Rocinha) para voltar para casa. No meio do caminho, sentiu-se mal e, digamos, devolveu o que tinha comido e bebido, no assoalho do veículo.
O motorista... cobrou duas passagens. Uma por ele e outra pelo... você sabe.

Nenhum comentário: