terça-feira, novembro 19, 2013

Na terra do Zumbi - ANCELMO GOIS

O GLOBO - 19/11

Amanhã, celebram-se 318 anos que Zumbi morreu na Serra da Barriga, em Alagoas.
O Ipea divulga hoje uma espécie de mapa do racismo no Brasil, realizado por Daniel Cerqueira e Rodrigo Moura. Nele, a terra de Zumbi aparece mal na foto.

Veja só...
Alagoas é o estado em que há maior perda de expectativa de vida para os negros devido a causas violentas (homicídios, suicídios e acidentes). Em média, os de pele escura deixam de viver 49 meses.
Já entre os brancos, a perda é infinitamente menor: 3,5 meses.

Neymar x Messi
Neymar e Messi programam um jogo no Brasil. Reunirá os amigos do craque brasileiro contra os amigos do craque argentino.
Será até o fim do ano em Goiânia.

Acabou em samba
Dori Caymmi estava com a corda toda no show pelos seus 70 anos no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, sexta, dia da prisão dos mensaleiros:
— Eu ouvi dizer que tem gente aí na prisão domiciliar. Eu já estou com úlcera de tanto comer pizza.

Outra...
No dia seguinte, Zeca do Trombone alterou um trechinho de “Estatuto da gafieira”, do saudoso Billy Blanco, no seu show no Cariocando, no Catete.
Num dos trechos da música, cantou assim: “o Joaquim era faixa-preta simplesmente/ e fez Zé Dirceu rebolar sem bambolê”. Foi aplaudido.

A família aumentou
A querida Regina Casé e o marido Estevão Ciavatta estão felizes da vida. Adotaram Roque, um menino de cinco meses.

Turnê dos milhões
A produtora Rannavi prepara a turnê “Maestro João Carlos Martins in concert” para 2014. O grande maestro vai passar por seis capitais brasileiras, regendo a Orquestra Bachiana Filarmônica.
O Ministério da Cultura permitiu a arrecadação de R$ 19.957.292,98 pela Lei Rouanet.

Cultura estrangeira...
Aliás, o MinC também autorizou que a carioca Texas Produções arrecade R$ 4.657.800, pela Lei Rouanet, para produzir o espetáculo “Alice no país das maravilhas”, do britânico Charles Lutwidge Dodgson.
Vai ficar em cartaz durante quatro meses, no Oi Casa Grande, no Rio.

Que coisa feia!
Um cantor brasileiro, louco por futebol, deu vexame durante o amistoso do Brasil com Honduras, sábado, em Miami, nos EUA.
Alterado pelo álcool, queria de qualquer maneira entrar no vestiário da seleção e tirar fotos com os craques.
Barrado, xingou geral.

Mundo moderno
O prefeito Eduardo High Tech Paes está adorando fazer “hangout” — ferramenta do Google para transmissões ao vivo de vídeo pela internet. Pela segunda vez, o alcaide vai dar esse tipo de entrevista, quinta, sobre mobilidade urbana.
Um dos entrevistadores será o professor Fernando Mac Dowell, da PUC-Rio. O encontro será mediado por Rodolfo Schneider.
Outro que adora um “hangout” é Barack Obama.

Hollywood é aqui
Veja como o Rio entrou no roteiro do cinema mundial.
“Rio heat”, produzido por Jon Cassar, o diretor da série “24 horas”, vai reunir Andy Garcia (“O poderoso chefão”) e Laurence Fishburne (“Contágio”), além de atores brasileiros. As filmagens serão no Rio no início de 2014. A direção será de TJ Scott, da série “Spartacus”. Antonio Andrade, da Biscoito Filmes, será o diretor assistente.

Viva Quelé!
De Hermínio Bello de Carvalho sobre o musical “Clementina, cadê você?”, com Ana Carbatti, em cartaz na Casa Laura Alvim, em Ipanema:
— É o musical mais bonito dos últimos tempos. Belíssimo! Paulinho da Viola e eu assistimos à estreia, e nos abraçamos chorando.

Boletim médico
Lourdes Catão, autora de “Sociedade brasileira”, foi internada ontem, às pressas, no Hospital Samaritano, no Rio.
Estava com apendicite aguda.

Palmas pra lua
Aplaudir o sol já é rotina no verão no Rio. Mas, no sábado à noite, Paulo Jobim, filho do mestre Tom Jobim, inovou.
Durante show no Parque dos Patins, na Lagoa, Paulo alertou a plateia: “Olhem só a lua que está surgindo atrás de vocês.”
E a lua foi ovacionada.

Nenhum comentário: