terça-feira, novembro 19, 2013

MOMENTO ELEITORAL - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP  - 19/11

Marco Aurélio Mello, que assume hoje a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), deixará fora de seu discurso de posse a prisão dos réus do mensalão. "Não devemos tripudiar de quem já está numa condição inferior. E eles estão, porque foram presos", diz. O também ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que pretende exaltar em sua fala o papel do eleitor, discorda da forma como a corte determinou as detenções.

FREIO
Para Mello, foi um erro a expedição dos mandados sem as cartas de sentença, que determinam o regime ao qual o condenado está designado. A decisão foi do presidente do STF, Joaquim Barbosa. A medida, diz, deu um caráter provisório às prisões até ontem. Mello também revela "perplexidade" com o transporte dos condenados para Brasília, já que a lei determina o cumprimento da pena próximo ao domicílio. "Não entendo essa pressa toda. Não havia nenhum tipo de risco."

CONEXÃO PARAGUAIA
Enquanto eram cumpridos os 12 primeiros mandados de prisão do mensalão, Emerson Palmieri, ex-tesoureiro do PTB condenado a pena alternativa no processo, participava de um evento de motoqueiros em Curitiba. Há um ano, ele se divide entre a capital paranaense e Assunção, no Paraguai, onde abriu loja de produtos para motos. Palmieri é apaixonado por motocicletas e já percorreu a América do Sul sob duas rodas.

NA BAGAGEM
Forçada a tirar da mala sutiãs com armação de metal ao se apresentar à polícia, Simone Vasconcelos pôde ficar com três livros (um romance e outros de apoio espiritual), antidepressivos, remédios para reposição hormonal e produtos de higiene pessoal. Seu advogado, Leonardo Yarochewsky, critica as transferências para Brasília. "Não entendo a necessidade de humilhar e de impor um suplício aos condenados, levados para longe da família."

BLITZ
A lei que proíbe bares, restaurantes e supermercados de vender bebida alcoólica a menores de idade resulta em duas multas por dia no Estado, em média. Levantamento da secretaria da Saúde de SP aponta 1.540 autuações por descumprimento da Lei Antiálcool aplicadas desde novembro de 2011, quando ela entrou em vigor. Foram 487 mil inspeções no período.

FINA ESTAMPA
A artista gráfica Joana Lira vai mover ação contra a cerâmica Portobello. Segundo ela, a marca usou ilustrações suas sem autorização, em convites e sacolas de um evento em Porto de Galinhas (PE). A empresa alega que o material é de responsabilidade da produtora que organizou o encontro. Houve tentativa de acordo. "Esse trabalho tem valor sentimental pra mim. A questão não é só dinheiro", diz a artista.

BOLO NO PALCO
Reynaldo Gianecchini foi surpreendido com homenagem pelo aniversário de 41 anos após a sessão de sexta da peça "A Toca do Coelho". Cláudia Gianecchini, irmã do ator, entrou no palco do teatro Faap com um bolo. A plateia cantou parabéns. A surpresa foi ideia de Simone Zucato, atriz do espetáculo, que também tem no elenco Maria Fernanda Cândido e Selma Egrei.

PÉ NO CHÃO
Aos 13 anos, Klara Castanho, a Paulinha de "Amor à Vida", não teme ter o mesmo destino de artistas mirins de Hollywood. "Nunca vou surtar como a Miley Cyrus", diz a atriz, que atua desde os 6 anos.
"Mas é uma profissão difícil e instável", reconhece Klara. A adolescente posou no clima dos anos 1960 para o site Ego.

LÁ VÊM OS NOIVOS
Trinta casais foram selecionados para o casamento coletivo entre pessoas do mesmo sexo que ocorre no CTN (Centro de Tradições Nordestinas) no dia 29, em SP. Gays e lésbicas vão oficializar a união no civil e no religioso. "Fizemos parceria com a secretaria estadual de Justiça, que vai providenciar a documentação", explica Renata Abreu, presidente do CTN. Um padre e um pastor evangélico vão abençoar os casais. Daniela Mercury foi convidada para ser madrinha.

PAPO RETO
Antes de cantar no Troféu Raça Negra, Leny Andrade desabafou: "Esta é a primeira homenagem que vejo ser feita ao Emílio Santiago. Mas para o Chorão [do Charlie Brown Jr.] já houve cinco. Talvez seja preciso que os grandes cantores tenham que morrer de overdose para serem lembrados". Ambos faleceram em março.

TAPETE VERMELHO
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, e a atriz Zezeh Barbosa receberam anteontem o Troféu Raça Negra, no Memorial da América Latina. Netinho de Paula, secretário municipal de Promoção da Igualdade Racial, representou o prefeito Fernando Haddad, também premiado. A cantora Leny Andrade se apresentou, homenageando Emílio Santiago.

CURTO-CIRCUITO
Zeca Baleiro faz show hoje, às 21h30, no teatro Bradesco. 12 anos.

A Zipper Galeria inaugura hoje a mostra "Filigranas", de Carolina Ponte, às 19h.

Vanessa da Mata lança hoje o livro "A Filha das Flores", na Livraria Cultura da avenida Paulista, às 19h.

Nenhum comentário: