quarta-feira, novembro 13, 2013

Maioria consolidada - ILIMAR FRANCO

O GLOBO - 13/11

A principal tendência do PT, a CNB, nunca havia tido vitória tão eloquente nas eleições internas do partido. Emblemático o fato de pela primeira vez, em 30 anos, o candidato do chamado campo majoritário, Rui Falcão, ter vencido no Rio Grande do Sul. A direção petista terá agora maior poder de fogo para acomodar os apetites locais à lógica da aliança para reeleger a presidente Dilma. 

A divergência no marco civil 
A votação do marco civil da internet foi adiada em uma semana para que o PT e o PMDB cheguem a um acordo sobre o texto da lei. Se a eleição fosse esta semana, o PT votaria com o relator Alessandro Molon (PT-RJ), e o PMDB, com a proposta original do governo Dilma. “Não tem data centers no original, e ele remete à Anatel a regulamentação do conceito de neutralidade”, justifica o líder do PMDB, Eduardo Cunha (RJ). A ministra Ideli Salvatti ainda precisa administrar pressões como as feitas ontem pelo líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), que ameaçou não votar o marco civil enquanto não fosse aprovado o piso dos agentes comunitários da Saúde. 

“Garotinho, você é governo ou oposição?” 
Ideli Salvatti Ministra da Relações Institucionais, reagindo irritada às intervenções do líder do PR, Anthony Garotinho (RJ), ontem, na reunião de líderes para tratar do Marco Civil da lnternet 

‘Ah! Ah! Uh! Uh! Ele é nosso’ 
A equipe da governadora Roseana Sarney (PMDB) comemorou o resultado da eleição do PT no Maranhão. Um deles, ao comentar a vitória do petista Raimundo Monteiro, proclamou: “O nosso candidato é o presidente. Vencemos! Vencemos!” 

Quem avisa amigo é 
Os senadores do PMDB decidiam ontem como votar projeto que aumenta de 15% para 18% a receita corrente líquida para a Saúde. Vital do Rego (PB) começou a fazer ampla defendia com ardor a proposta, quando foi interrompido por um colega: “Vital, se você ainda quer ser ministro é melhor votar contra esse projeto”. Silêncio! 

Com as pedras nas mãos 
Explicação do secretário-geral do PSD, Saulo Queiroz, sobre a reação de Gilberto Kassab ao prefeito petista de São Paulo: “O Fernando Haddad perdeu as estribeiras, o Kassab não tinha mais como passar as mãos na cabeça de1e”. 

O jeitinho 
Altos funcionários do Congresso e do TCU tentam emplacar proposta para burlar o teto. Querem que seja aprovado projeto de resolução para que possam receber salários acima do teto desde que tenham origem em esferas de poder distintas. Um aposentado que tem renda estadual poderia acumular com um salário na esfera federal. 

Estava escrito no papel de pão 
A derrota da ministra Ideli Salvatti no PED deve arrastar o PT catarinense para o isolamento. A tendência dos aliados nacionais do governo, PSD e PMDB, é a de se unir nas eleições regionais.

Na programação 
Sobre a exibição do programa “Observatório da Imprensa” pela TV Brasil, Alberto Dines informa que ele só foi reprisado em abril, quando esteve doente. Sobre o contrato com a EBC, relata que o mesmo está na primeira fase das negociações. 

OS CANDIDATOS A PRESIDENTE QUEREM SABER: Qual será a reação da opinião pública quando os condenados pelo STF no mensalão forem para a prisão? 

Nenhum comentário: