terça-feira, novembro 26, 2013

Luz, câmera... eleição! - DENISE ROTHENBURG

CORREIO BRAZILIENSE - 26/11

A presidente Dilma Rousseff inaugura, no próximo dia 10, as Usinas do Complexo do Rio Madeira — Santo Antônio e Jirau. Juntas, as duas hidrelétricas terão capacidade para gerar quase 7 mil megawatt de energia. Ao mesmo tempo em que ganha munição energética diante dos riscos de apagão que assustam o setor produtivo brasileiro, Dilma comprará outras brigas com as inaugurações.

As usinas do Madeira são extremamente questionadas pelos ambientalistas. Foi, inclusive, uma das quedas de braço de Dilma, ainda na Casa Civil, e Marina Silva, quando era ministra do Meio Ambiente de Lula. De lá pra cá, não foram poucas as vezes que a obra parou por querelas trabalhistas levantadas pelos sindicatos de trabalhadores que atuaram nas obras.

Prancheta
Dilma também já cobrou de seus ministros os números que pretende apresentar durante a campanha eleitoral. Até junho do ano que vem, a presidente quer matricular 1,4 milhão de pessoas no Pronatec, aposta como a porta de saída do Bolsa Família. Hoje, estão matriculadas 850 mil. Ela quer ainda assinar mais 750 mil contratos do Minha Casa Minha Vida, para somar aos 2 milhões já assinados.

Asas abertas...
Disposto a vencer possíveis resistências que ainda enfrenta em São Paulo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) assumiu pessoalmente a defesa dos tucanos paulistas envolvidos no caso Alston/Siemens. Aécio dará hoje uma coletiva sobre o assunto ao lado dos líderes da Câmara, Carlos Sampaio, e do Senado, Aloysio Nunes Ferreira, na sede do partido.

...rumo a Sampa
O senador mineiro também intensificará a agenda de viagens para o Estado. Na sexta, estará em Franca e, no sábado, em Bauru. Na semana que vem, deve aterrissar em Campinas, Americana e Sorocaba.

Ao portador
Uma semana depois de receber o apoio do PSD à campanha pela reeleição, Dilma terá longa agenda em Santa Catarina ao lado do governador Raimundo Colombo, filiado ao partido de Gilberto Kassab.

Pura maldade!
Ela estará acompanhada da ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Ideli Salvatti. Ambas sobrevoarão o estado a bordo de um helicóptero...da Presidência.

Concede-me o prazer.../ A representantes do agronegócio, em reunião realizada há duas semanas, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, afirmou que a melhor coisa que lhe aconteceu nos últimos meses foi ter trazido Marina Silva para ser sua vice no PSB.

...desta contradança?/ E disse ainda, para acalmar os empresários, ressabiados com a ambientalista. “Durante o debate dos transgênicos, fui eu que a convenci a sentar à mesa e negociar”. Na época, primeiro mandato de Lula, Campos era ministro de Ciência e Tecnologia e Marina, do Meio Ambiente.

Luta de classes/ A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) apresentará ao Ministério do Trabalho e Emprego proposta para criação de uma câmara de arbitragem, em âmbito federal, de autos de infração e multas trabalhistas. A ideia é estabelecer um nível consensual de recurso de última instância para julgar autuações aplicadas aos empregadores pelos auditores fiscais do trabalho.

Lanterna amiga/ O vice-presidente Michel Temer se reúne hoje com o vice-presidente da Nigéria Mohammed Namadi Sambo para trocar ideias sobre o Programa Luz para Todos. Os nigerianos querem saber se é possível exportar o programa para lá.

Nenhum comentário: