terça-feira, novembro 12, 2013

EU DEPENDO...DE VOCÊ - MÔNICA BERGAMO

FOLHA DE SP - 12/11

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) retoma hoje o julgamento do pedido de pensão da ex-primeira-dama Rosane Collor. Ela quer continuar recebendo 30 salários mínimos mensais (cerca de R$ 20 mil) do ex-presidente Fernando Collor, além do direito sobre imóveis estimados em R$ 950 mil.

TUDO PARADO
O caso pode firmar jurisprudência sobre uma tese defendida por Rosane que é relativamente nova nos tribunais: ela pede o pagamento de "alimentos compensatórios". Sustenta que foi obrigada a não trabalhar pelas circunstâncias de o ex-marido ser presidente da República quando eram casados.

EMPATE
A tese abre a possibilidade de pagamento, já que um simples pedido de pensão seria provavelmente negado a ela. Por ser jovem, era grande a possibilidade de o STJ entender que a ex-primeira-dama pode trabalhar e não precisa de pensão. A questão agora é ao menos polêmica: a votação está empatada em um a um. Outros três magistrados devem votar hoje.

PONTO FINAL
Ivo Herzog, presidente do Instituto Vladimir Herzog, está deixando o conselho da Fundação Padre Anchieta, por sérias divergências com a atual gestão da TV Cultura.

FELIZ NATAL
Donos de pequenos negócios estão com boa expectativa para o fim de ano. Segundo pesquisa do Sebrae, 96% acreditam que vão aumentar ou manter o faturamento até dezembro. E 98% deles esperam estabilidade ou crescimento nos empregos. As taxas são melhores que as registradas em 2012 --94% e 97%, respectivamente.

FELIZ NATAL 2
Para Luiz Barretto, presidente do Sebrae, o bom desempenho que as empresas tiveram durante o ano influencia o otimismo.

OPERAÇÃO ABAFA
Além de dar "um tiro" num aliado potencial do PT ao deflagrar a operação que prendeu fiscais suspeitos de corrupção na gestão de Gilberto Kassab (PSD-SP), o prefeito Fernando Haddad é criticado por dirigentes paulistas do partido por outro "efeito colateral": tirar das manchetes o escândalo do metrô de SP, que atinge o PSDB.

OPERAÇÃO ABAFA 2
Os mesmos dirigentes, em almoço na semana passada, afirmavam, contrariados, que Haddad teria que resolver o "dilema patológico" de "ser prefeito ou ser policial". A opinião foi compartilhada com a Folha no momento em que o encontro de descontentes era realizado.

CENOURA E BRONZE
Ronaldo segue em temporada em Londres com a namorada, a DJ Paula Morais, de onde mantém o olho nos negócios. O ex-craque continua em tratativas, por exemplo, para adquirir os direitos de publicação da revista "Playboy" no Brasil.

FOGO AMIGO
Filho do bispo Edir Macedo, Moysés Macedo criticou a Record e a Globo anteontem no Twitter. Ele, que é assessor da vice-presidência na emissora do pai, escreveu --e apagou o texto horas depois-- que os dois canais são "lixo puro". E que o "SBT só não está pq o jornalismo é inexistente" (sic). A Record não comenta o assunto.

ARQUIVO
E a emissora de Silvio Santos foi inocentada no caso de dois garotos que, imitando um mágico que apareceu no programa de Gugu Liberato, atearam fogo às próprias vestes. Uma das crianças teve queimaduras em 30% do corpo e até hoje, dez anos depois, tem sequelas. O STJ entendeu que, apesar da tragédia, não era possível estabelecer nexo de causalidade entre os fatos.

DEBAIXO DOS CARACÓIS
A cantora Simone recebeu convidados como Marina Lima na estreia do show "É Melhor Ser", no Complexo Ohtake Cultural. A atriz e dramaturga Denise Stoklos, a atriz Tuna Dwek e o estilista Lino Villaventura, com a mulher e sócia, Inez, estiveram no evento. O casal de empresários Claudio Pessutti e Helena Caio e a apresentadora Mariana Kupfer também passaram por lá.

VISTA MUSICAL
Os atores Reynaldo Gianecchini, Alessandra Negrini e Thalles Cabral foram ao camarote do festival de música Planeta Terra, realizado no sábado, no Campo de Marte, em São Paulo. A banda inglesa Blur e a cantora americana Lana Del Rey foram algumas das atrações.

CURTO-CIRCUITO
Duca Leindecker autografa "O Menino que Pintava Sonhos", hoje, às 19h, na Fnac da avenida Paulista.

Hebe Camargo é homenageada em mesa decorada criada por João Armentano para mostra que abre hoje no D&D Shopping.

A Secretaria de Educação de Santo André capacita professores neste mês para o ensino da cultura indígena nas escolas municipais.

A Timberland celebra 40 anos com festa para convidados, hoje, na Cartel 011.

Nenhum comentário: